Quer um celular touchscreen? UOL Tecnologia testa 5 modelos vendidos no Brasil; confira
A batalha entre os smartphones touchscreen está mais acirrada. Em um terreno que parecia ser dominado por iPhones, hoje praticamente todas as marcas possuem pelo menos um modelo cuja principal interface é a de toque. De olho nesse mercado, testamos cinco dos mais potentes celulares disponíveis em lojas brasileiras.
Todos os modelos testados pelo UOL Tecnologia possuem 3G, conexão Wi-Fi, Bluetooth, câmera, dão importância às redes sociais – como Facebook, Twitter e Orkut –, conectam-se ao seu e-mail, tocam músicas, fazem downloads. E veja só: fazem e recebem ligações e SMS. Daí vemos que não se trata de uma batalha de um só vencedor. Como se diz sobre as maratonas, vencem todos aqueles que cruzam a linha de chegada. E neste teste, todos completaram a prova, não muito distantes entre si.
Teste de smartphones
- Apesar de limitações, LG Optimus One compete bem entre celulares touchscreen
- Cheio de recursos, Samsung Galaxy S tem touchscreen e TV digital
- Nokia N8 destaca-se por plataforma própria e câmera de 12 megapixels
- iPhone 4 tem ótimo processamento e melhor visor entre celulares touchscreen
- Xperia X10, da Sony Ericsson: celular touchscreen robusto até demais
Como então escolher o mais apropriado? Aqui as diferenças são os detalhes. Quer um celular com uma câmera potente? Talvez o Nokia N8 ou o Sony Ericsson Xperia 10 sejam os mais indicados. TV digital integrada? Só no Samsung Galaxy S. O LG Optimus One ganha na relação custo/benefício. Bom gerenciamento de músicas ainda é melhor no Apple iPhone 4.
Sistemas operacionais
Outro ponto decisivo nesta geração de celulares é o sistema operacional, ainda mais com a o Android na casa do 2.0. Esse detalhe, antes ignorado, passou a ser inclusive o carro-chefe na divulgação de um aparelho.
Android é o que ganha em número: quatro dos cinco aparelhos testados adotaram o sistema do Google. Isso não quer dizer que todos eles tenham a mesma interface – Sony Ericsson e Samsung investiram pesado em skins próprios. Todos eles possuem aplicativos exclusivos, sem falar nas diferentes versões do Android (2.1 e 2.2). Comparecem também o iOS, obra da Apple e seu iPhone 4, e o Symbian^3, do Nokia N8.
Android, iOS ou Symbian?
Vale aqui mostrar as diferenças básicas entre os sistemas operacionais. O Android é bom para quem tem a vida toda centrada nos serviços do Google: a sincronização de contatos e calendário é incrível. Sincronizar com Facebook também é fácil. Atualmente, a oferta de aplicativos é bem grande, assim como o iOS, da Apple.
A plataforma da Apple é mais recomendada aos que gostam do iTunes, muito simples para mandar músicas e fotos para o iPhone, embora sincronize facilmente com o Google. O iOS é também mais robusto e simples de usar, já que sua interface é muito bem pensada para ser intuitiva.
O Symbian^3, por sua vez, é um pouco mais difícil de sincronizar com serviços já existentes. Tudo se centra no Ovi, serviço da Nokia que salva suas informações. Para quem tem paciência ou vai começar do zero, é uma boa alternativa. O serviço é rápido e fácil. A oferta de aplicativos não é gigantesca, mas tem boas opções.
Agora acompanhe no menu ao lado detalhes de cada um dos smartphones touchscreen testados. Com quase todas as funções básicas de um computador, saiba também que o preço não fica atrás: vai de R$ 999 a R$ 2.469 em planos pré-pagos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.