Topo

Serviço de segurança russa quer banir Skype, Gmail e Hotmail

Da Redação

08/04/2011 18h29

O Serviço de Segurança da Rússia propôs o fim do funcionamento do Skype, Hotmail e Gmail no país, em função, do que o órgão chamou de “uso descontrolado” desses serviços que poderiam ser uma ameaça à segurança. A proposta foi apresentada nesta sexta-feira (8) durante uma reunião de autoridades. As informações são da agência de notícias AFP.

Os comentários, feitos por Alexander Andreyechkin, chefe do departamento de segurança, foram refutados pelo Kremlin (sede do Governo russo), porém o tema da interferência do governo na internet do país tem sido tema constante de discussões.

A preocupação, informa Andreyechkin, é com o fato de muitos desses serviços terem servidores fora do país e utilizarem sistemas de criptografia próprios. “O uso descontrolado destes serviços podem levar a Rússia a uma grande ameaça de segurança”, disse. Para ele, organizações extremistas poderiam utilizar o Hotmail, Gmail e Skype para realizar ataques ao país.

Diante da repercussão, Igor Shchegolev, ministro das Comunicações, afirmou que não há planos de “cortar o Skype, Gmail, Hotmail ou qualquer outro serviço estrangeiro que funcione da Rússia.”

A advertência do Serviço de Segurança da Rússia veio na mesma semana em que o  site LiveJournal, serviço de blog muito popular no país, sofreu vários ataques. Alguns blogueiros alegaram que a culpa é do Governo e das autoridades, pois eles acenam com a possibilidade de interferir no acesso à rede próximo às eleições no país.

O site "Novaya Gazeta", jornal russo de oposição, também informou ter sido vítima de ataques semelhantes ao do serviço Live Journal.

Assíduo usuário do Twitter, Dmitry Medvedev, presidente da Rússia, condenou os ataques e os classificou como “ultrajantes e ilegais”.