Volume de dados mundial é equivalente a 'pilha de livros' de 9 bilhões de quilômetros
Uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia revela que o consumo de dados de computadores em empresas no mundo por ano é de aproximadamente 9,57 zettabytes. Esse “volume digital” equivaleria a uma pilha de livros de 9 bilhões de quilômetros, o suficiente para ir da Terra a Netuno e voltar, 20 vezes por ano. As informações são do “Physorg.com”.
Os cientistas da Universidade da Califórnia calcularam que a carga de trabalho exigida dos servidores dobra a cada dois anos. Isso significa que em 2024, o volume mundial de dados deve alcançar uma “pilha de livros” de 4,37 anos-luz até Alfa Centauro, o sistema estelar mais próximo da Via Láctea, galáxia onde está nosso sistema solar.
“A maioria dessas informações é incrivelmente transitória: é criada, usada e descartada em poucos segundos, sem nem mesmo ser vista por uma pessoa”, explica Roger Bohn, co-autor da pesquisa.
O estudo é o primeiro a estimar de forma rigorosa a quantidade de dados consumida mundialmente, depois de análises de padrões de desempenho de servidores, relatórios de mercado e entrevistas com especialistas em tecnologia.
O volume de dados calculado pelos cientistas, no entanto, pode estar subestimado por não incluir o que foi utilizado por servidores em empresas como Google, Microsoft, Yahoo!, entre outras.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.