Topo

Câmera de 12 megapixels destaca-se no Nokia N8; plataforma fica devendo

SÉRGIO VINÍCIUS||Para o UOL Tecnologia

19/04/2011 19h17

Para usuários fiéis da Nokia, o N8 agrada em cheio. Para qualquer um que já passou os olhos e as mãos em um smartphone com sistemas Android e iOS (da Apple), ele deixa a desejar. Não é intuitivo de usar, são necessários mais de dois cliques para enviar um e-mail e configurar acesso à internet pode levar horas. Sim, você leu ho-ras.

. Entretanto, se o Symbian que o equipa não é propriamente agradável de operar, todo o resto sobra no smartphone top da Nokia. A começar pela câmera de 12 megapixels que faz fotos de altíssima resolução e vídeos em 720p a 25 quadros (o que já gerou o menor filme - em escala de tamanho - em stop motion do mundo; veja aqui). A fácil integração com TVs via saída HDMI permite que essas imagens sejam facilmente reproduzidas em monitores.

O modelo é compatível com Wi-Fi e Bluetooth 3.0. E tem itens como GPS, aGPS e vários aplicativos da Nokia para usar em escritório e no dia a dia - embora itens como agenda e e-mails não sejam tão gostosos de operar como ocorre nos concorrentes. Isso justamente pela “burocracia” de botões e comandos para acessá-los. Seu processador é o mais lento entre os telefones avaliados (680 MHz, contra 1 GHz dos concorrentes).

Esforçado, o modelo conta com atalhos diversos - o que minimizam a burocracia “botacional” -, como Youtube, Orkut e OviMapas. O sistema de áudio agrada e o player é esperto. Sua bateria dura muito - em nossos testes, em usos comuns do dia a dia, chegou a quatro dias sem pedir carga. É o mais barato entre os avaliados.

Nokia N8

Preço sugerido: R$ 1.500 desbloqueado

Pontos positivos: Mais barato entre os avaliados; câmera com 12 megapixels

Pontos negativos: Sistema operacional Symbian; difícil de operar quando comparado com os concorrentes