Topo

Quase todo usuário da web no Brasil também entra em redes sociais, diz estudo

99% dos internautas que acessaram a web também entraram em redes sociais em março Imagem: Getty Images

GUILHERME TAGIAROLI || Do UOL Tecnologia

28/04/2011 12h46

No Brasil, 99% dos usuários que acessam internet também entraram em sites de redes sociais, apontou o estudo “Um Olhar Mais Atento para a Mídia Social no Brasil”, realizado pela comScore, empresa mundial de pesquisas. O levantamento foi apresentado nesta quinta-feira (28) e traz informações sobre o comportamento do usuário brasileiro nas redes sociais referente ao mês de março.

Neste quesito, o Brasil só perde para os Estados Unidos quanto ao interesse em redes sociais. Lá, 99,7% dos internautas que acessam a rede entram, ao menos uma vez por mês, em sites sociais.

Veja também

No entanto, as informações do estudo mostram que os brasileiros são muito mais ativos nesse tipo de site: enquanto a média de visitas dos americanos é de 30,3 vezes ao mês, aqui a média é de 30,6.

A título de comparação, o ranking dos cinco primeiros países cujos internautas também acessam redes sociais é composto por: Estados Unidos (99,7%), Brasil (99%), México (98,9%), Reino Unido (97,9%) e Espanha (97,5%).

A popularidade de redes sociais no Brasil é tanta que o número de page views (visualização de páginas) a esse tipo de site é maior que a soma dessa métrica em países como Índia e Espanha. Em março, redes sociais geraram 24,8 bilhões de visualizações de páginas no Brasil, enquanto Índia e Espanha tiveram 10,6 bilhões e 12,9 bilhões, respectivamente

Facebook x Orkut

O Orkut ainda lidera com folga no Brasil. A rede social do Google teve 71,9% de alcance no mês de março. Já o Facebook teve 40,8%, Windows Live Profile teve 28,6% e o Twitter, 21,8%.

Porém, segundo Alex Banks, gerente geral da comScore Brasil, o país tem apresentado tendências parecidas com a da Índia. No ano passado, pela primeira vez, o Facebook ultrapassou o Orkut  no país asiático – Brasil e Índia são os líderes de acesso à rede social do Google.

"Existe uma pequena migração de usuários do Orkut para o Facebook. Mas tudo isso, em um ambiente de audiência estável para o Orkut”, analisou Banks, comentando que tem aumentado o número de visitantes únicos à rede social de Mark Zuckerberg.

Quanto ao perfil de usuários de redes sociais, o levantamento mostrou que o Facebook é forte na audiência de adultos e que há mais mulheres que homens. No Orkut, ocorre o contrário.

Outro fator, relacionado à regionalidade, é que o Orkut tem grande alcance no nordeste, ao passo que o Facebook tem grande influência no sudeste. 

Twitter

O Brasil ocupa a terceira posição entre os dez países onde o Twitter possui maior penetração entre os internautas, com 23,7% de alcance. O país fica atrás apenas da Holanda (26,8%) e Japão (26,6%).

O resultado da pesquisa mostra que no Brasil mais de um em cada cinco internautas acessa o Twitter no decurso do mês. Na Holanda e Japão, a razão sobe para mais de um em cada quatro internautas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quase todo usuário da web no Brasil também entra em redes sociais, diz estudo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tilt