Topo

Spam e sites falsos usam casamento real para infectar PC de usuários

Criminosos utilizam casamento entre William e Kate para enganar e infectar PC de usuários - Ben Stansal/AFP
Criminosos utilizam casamento entre William e Kate para enganar e infectar PC de usuários Imagem: Ben Stansal/AFP

Da Redação

28/04/2011 17h27

Cibercriminosos estão utilizando a repercussão do casamento do príncipe William, do Reino Unido, com Kate Middleton para enviar spams (mensagens de e-mail indesejadas) com promoções de acessórios do casamento e por meio de sites falsos. As informações são da Norton, empresa de segurança, que detectou ameaças. (Veja o especial do UOL para o casamento real).

Nos e-mails de spam, o cibercriminosos utilizam promoções de réplicas do anel de noivado, souvenirs (canecas e camisetas) e uma edição comemorativa de moedas da corte britânica – feitas especialmente para o casamento real.

Segundo a empresa de segurança, há mais de 500 sites maliciosos – que podem roubar informações de usuários – disponíveis na web. Em uma pesquisa pelo termo “William e Kate imdb filme”, por exemplo, os 61 dos primeiros 100 resultados são sites com conteúdo mal intencionado.

Estes sites levam para janelas que exibem ofertas de antivírus falsos. Após acessar esse tipo de página, há códigos que notificam supostos erros no computador do usuário e pede para que ele clique para remover as pragas. Fazendo isso, o internauta terá seu computador contaminado.

O nome do tipo de técnica que utiliza assuntos em voga para chamar a atenção e enganar o usuário é engenharia social. Sempre que há algum grande acontecimento os cibercriminosos aproveitam a ocasião para enviar spams que aguçam a curiosidade das vítimas.

Veja abaixo um guia com algumas pragas comuns e como se proteger delas: