Topo

Megainvestidor sugere que Steve Ballmer saia do comando da Microsoft

Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft, discursa para estudantes suecos, em Estolcomo - Anders Wiklund/EFE
Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft, discursa para estudantes suecos, em Estolcomo Imagem: Anders Wiklund/EFE

Da Redação

26/05/2011 12h33

O megainvestidor David Einhorn sugeriu que o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, deixe o cargo, alegando que o executivo está “preso no passado”. As informações são da “Reuters” e “Bloomberg”.

Durante a Conferência Anual do Ira Sohn Investment Research, Einhorn afirmou que é chegada a hora de Ballmer dar a alguém a chance de ocupar o cargo de CEO. O executivo está no comando da Microsoft desde 2000, quando sucedeu Bill Gates.

Outra crítica feita pelo megainvestidor foi que a Microsoft anda passando por um “gerenciamento de Charlie Brown”, em referência ao personagem de desenho animado que sempre se vê diante de situações em que algo dá errado.

Einhorn é presidente da Greenlight Capital, um fundo de cobertura em Nova York, que comprou ações US$ 1,39 milhão da Microsoft no último trimestre. Os ganhos estão dez vezes abaixo do esperado com a desvalorização das ações nos últimos meses. Atualmente, o fundo detém 0,11% da Microsoft, com 9 milhões de ações.

A empresa fundada por Gates já foi a de maior valor de mercado no final dos anos 90, mas tem caído diante da concorrência com novas companhias de internet e dispositivos móveis.

Apple e IBM lideram

Na última semana, a Microsoft teve seu valor de mercado ultrapassado pela IBM pela primeira vez em 15 anos. A Apple mantém o posto de empresa de tecnologia com maior valor do mundo – cerca de US$ 100 bilhões a mais que a concorrente de Redmond.