Topo

Polícia da Espanha prende suspeitos de terem invadido rede da Sony

Comissário da polícia espanhola exibe máscara símbolo do grupo de hackerativistas Anonymous - Reprodução/Twitter
Comissário da polícia espanhola exibe máscara símbolo do grupo de hackerativistas Anonymous Imagem: Reprodução/Twitter

Da Redação

10/06/2011 12h04

De acordo com um comunicado da Brigada de Investigação Tecnológica (BIT) da polícia espanhola, três suspeitos de terem invadido a rede da Sony para jogos, a PlayStation Network, foram presos nesta sexta-feira (10). Eles seriam alguns dos líderes do grupo de hackerativistas Anonymous, apontados como responsáveis pelo principal ataque à rede, que expôs dados sigilosos de 77 milhões de usuários e a deixou inoperante por diversas semanas entre abril e junho de 2011.  As prisões ocorreram nas cidades de Barcelona, Alicante e Almeria.

Em um tuíte na conta oficial da polícia espanhola, autoridades divulgaram imagens de uma conversa entre hackers, na qual os suspeitos planejavam invadir sites, inclusive o da própria polícia. Segundo o comunicado, as investigações apontam que os suspeitos tiveram participação direta em um dos ataques à rede da Sony. 

Entre outras ações, o grupo Anonymous foi apontado como responsável por ter invadido diversos sites de redes de cartões de crédito, bancos, além de servidores do governo Egípcio dias antes da renúncia do ex-presidente Hosni Mubarak, entre outros países. Na residência de um dos detidos foi encontrado um servidor, onde teriam sido organizadas diversas tentativas, algumas bem sucedidas, de ataques a órgãos governamentais da Espanha. 

“Eles estão estruturados como uma célula independente e fazem milhares de ataques simultâneos, usando computadores 'zumbis' infectados em todo o mundo", informa o comunicado oficial no site da polícia espanhola, que alega ter investigado mais dois milhões de mensagens trocadas por hackers desde outubro de 2010. 

Em outro tuíte, a polícia espanhola postou uma foto de um comissário da Brigada de Investigação Tecnológica exibindo a máscara do personagem principal do filme (e quadrinhos ) “V de Vingança”, que também representa o símbolo do grupo Anonymous, porém não especificou se o item foi confiscado no momento de alguma das prisões.