Topo

Hackers derrubam sites da Malásia por lei contra downloads ilegais

Homem navega em sites de turismo em Kuala Lumpur, na Malásia; vários sites do país sofreram ataques hackers em protesto contra uma lei que quer banir alguns sites de compartilhamento - Saeed Khan/AFP
Homem navega em sites de turismo em Kuala Lumpur, na Malásia; vários sites do país sofreram ataques hackers em protesto contra uma lei que quer banir alguns sites de compartilhamento Imagem: Saeed Khan/AFP

Da Redação

16/06/2011 10h30

Hackers, supostamente do grupo Anonymous, atacaram 51 sites do Governo da Malásia no início da madrugada desta quinta-feira (16). O motivo para a ofensiva foi uma lei que tramita no país que quer proibir o acesso a sites de compartilhamento ilegal de arquivos. As informações são da agência de notícias AFP.

De acordo com o órgão regulador do país, apesar de o ataque ter deixado várias páginas inacessíveis por horas, não foram roubados dados confidenciais de instituições ou de usuários que eventualmente já fizeram cadastros nesses sites.

Não há confirmação e que o ataque foi feito pelo grupo Anonymous, porém, recentemente, o grupo de hackers fez ameaças contra os organismos de defesa digital do país. Além disso, informa a agência de notícias AFP, não é possível especificar quantos ataques aos sites foram orquestrados pelo Anonymous.

A principal crítica do grupo ciberativista Anonymous é ao governo do país que quer bloquear o acesso a dez sites de compartilhamento de filmes, programas de TV e arquivos de música.

Governos contra o Anonymous

Apesar de o Anonymous ter se destacado durante a prisão de Julian Assange, jornalista responsável pelo Wikileaks (site de vazamento de informações de governos e empresas), por ter derrubado vários sites, o grupo tem sido alvo recente de investigações.

Na segunda-feira, o governo turco disse que prendeu  32 membros do grupo hacker no país. Eles, recentemente, dirigiram um ataque a alguns sites do governo da Turquia, pois há um projeto de lei que quer implementar filtros para usuários do país.

Na semana passada, foi a vez da polícia espanhola prender pessoas supostamente ligada ao Anonymous. Segundo as autoridades do país, eles prenderam três membros do grupo, que é acusado de participação na derrubada dos serviços da PlayStation Network (rede de videogames da Sony).

Após a prisão, a polícia espanhola tirou fotos com as máscaras encontradas com os supostos membros do Anonymous e divulgou para a imprensa. No último fim de semana, o grupo dirigiu um ataque à polícia espanhola (deixando o site da instituição inativo por algumas horas) e ainda fez uma montagem com os oficiais (confira o antes e depois abaixo):

  •