Topo

Até debaixo d'água: veja teste com câmeras que resistem a qualquer tempo ruim

LUIZ FUKUSHIRO || Para o UOL Tecnologia

28/06/2011 07h01

Se você vai tirar férias nas águas límpidas do mar do Caribe, fazer uma trilha no deserto do Saara, passar uma noite em um iglu no norte canadense ou se é simplesmente um baita de um desastrado, este guia de produtos foi feito para você. Testamos quatro câmeras fotográficas que funcionam embaixo d’água, além de encararem poeira, frio e choques.

São elas: Olympus Tough 8010, Panasonic Lumix TS2, Samsung WP10 e Sony DSC-TX5. À primeira vista, parecem câmeras comuns dessas de bolso, mas logo dá para reparar que as travas da bateria e das entradas de conexão são bem lacradas, além da existência de alguns reforços nas laterais. Elas aguentam mergulhos de até 3 metros de profundidade – com exceção da Olympus Tough 8010, que vai até 10 metros.

Três delas possuem sensor (a parte da câmera que capta e digitaliza as imagens) do mesmo tamanho: 1/2,33”. O da Sony fica em 1/2,4”. Portanto, inicialmente, supõe-se que a qualidade de captação de imagens seja igual entre elas. Lembre-se que o tamanho do sensor também é um medidor de qualidade de uma câmera, e não apenas o número de megapixels (os pixels indicam as manobras digitais da câmera para deixar a imagem maior, e não necessariamente mais nítida e detalhada).

Falando em pixels, quem vence nesta categoria são Panasonic Lumix TS2 e Olympus Tough 8010, com 14 megapixels. A Samsung WP10 vem logo após, com 12,2, seguida da Sony DSC-TX5, com 10,2. Todas elas gravam as fotos em um cartão SD. Opcionais também não faltam: estabilizador de imagem, modo subaquático (que reduz a distorção das fotos dentro da água), modos inteligentes de cena, detector de faces…

Nos testes das câmeras, enfrentamos uma piscina, para saber como elas reagiam a esse ambiente inóspito. Tiramos uma foto no modo automático, outra com flash e fizemos um pequeno vídeo.

Só um alerta: tão salgado quanto o mar em que você pretende usar essas câmeras é o preço delas: com exceção da Samsung WP10, todas elas custam mais de R$ 1 mil. E também não é simplesmente judiar da câmera e guardá-la depois. Caso adquira uma delas, leia os cuidados necessários após o uso em ambientes inóspitos. Dados os avisos, confira os resultados de cada uma e prepare-se para sair mundo afora em uma aventura fotográfica.