Topo

Cheia de recursos, Sony DSC-TX5 é a mais leve entre as câmeras duronas

LUIZ FUKUSHIRO || Para o UOL Tecnologia

28/06/2011 07h01

À primeira vista, a Sony DSC-TX5 nem parece uma câmera dura de matar. Com apenas 55 gramas, é a mais leve das quatro testadas. Também é a que tem mais recursos e facilidade de uso. Tira fotos de 10,2 megapixels, com zoom de até 4x, resiste a até 3 metros de profundidade na água, à poeira, a altas e baixas temperaturas e a quedas de até 1,5 metro de altura – de acordo com os testes da própria Sony. Em nossas mãos, resistiu sem problemas ao cair de uma mesa e também a um banho de piscina.

Duas coisas se destacam na DSC-TX5. Primeiro a interface, cujo acesso se dá pelo visor de LCD touchscreen, com 3 polegadas. Fácil de usar e de rápida resposta, coloca tudo à mão para mexer nas diversas opções da câmera e visualizar as fotos (dá até para criar um slideshow no próprio eletrônico, com música e tudo mais).

Outro ponto forte é justamente as muitas opções de uso. São nove configurações de cenas e ainda modo Intelligent Auto, ou iA (modo que detecta automaticamente as melhores opções para a sua foto e que funciona muito bem), modo panorâmico (exclusividade entre as quatro câmeras), modo subaquático e redução de tremor. E ainda faz vídeos em alta resolução. As imagens podem ser armazenadas em um cartão SD ou em um Memory Stick Duo.

Um mimo que pode agradar é a possibilidade de “colar” adesivos às suas fotos e desenhar sobre elas, com uma caneta que vem com a câmera.

No teste, foi a que se saiu melhor na qualidade: boas cores e modos automáticos realmente inteligentes. O vídeo também ficou ótimo sob a água.

Sony DSC-TX5

Pontos positivos: Leve; boa qualidade nas fotos e vídeos; opções de edição na própria câmera, com uma caneta

Pontos negativos: Preço

Preço sugerido: R$ 1.499