Topo

RIM anuncia corte de 2.000 funcionários por conta de maus resultados financeiros

A RIM, fabricante dos smartphones BlackBerry e do tablet Playbook (f), vai demitir 2.000 - Steve Marcus/Reuters
A RIM, fabricante dos smartphones BlackBerry e do tablet Playbook (f), vai demitir 2.000 Imagem: Steve Marcus/Reuters

Da redação

25/07/2011 11h06

A empresa canadense RIM (Research in Motion), fabricante dos smartphones BlackBerry e do tablet Playbook, anunciou nesta segunda-feira (25) que demitirá 2 mil funcionários – isso representa quase 11% dos empregados da companhia. O motivo para o corte foi o mau resultado financeiro nos primeiros meses do ano, que foi apresentado no mês de junho.

Segundo o relatório apresentado pela empresa no mês passado, a companhia apresentou crescimento na receita (16%) no primeiro trimestre do ano fiscal de 2012, porém o lucro por ação caiu consideravelmente comparado ao mesmo período do ano fiscal anterior.

Apesar da divulgação da venda de 500 mil tablets Playbook e de mais de 13 milhões de smartphones BlackBerry no último trimestre, a empresa fará um plano de otimização de custos (Cost Optmization Program) para “fazer com que a empresa se alinhe e agilize operações”, de acordo com comunicado divulgado à imprensa.

A companhia canadense também aproveitou para anunciar a aposentadoria de Don Morrison, chefe de operações da empresa, e a efetivação de Thorsten Heins para o cargo.