Topo

Falsa morte de Lady Gaga é utilizada para infectar computadores

Cantora pop Lady Gaga posa para foto durante passagem por Taipei, capital de Taiwan - Wally Santana/AP
Cantora pop Lady Gaga posa para foto durante passagem por Taipei, capital de Taiwan Imagem: Wally Santana/AP

Da Redação

05/08/2011 20h10

Vírus no Facebook

  • Reprodução/Sophos

    Exibição do vírus que aparece no mural do Facebook

  • Reprodução/Sophos

    Na sequência, o usuário é levado para uma falsa página da "BBC"; ao clicar em play, ele é infectado

Uma notícia falsa de que a cantora Lady Gaga foi achada morta em um hotel está se espalhando pelo Facebook. Ao clicar no link, o usuário pode ter o computador infectado. O alerta para o falso uso da cantora pop como forma de infecção foi dada pela empresa de segurança Sophos nesta sexta-feira (5).

A praga aparece no mural do Facebook, geralmente postada por um usuário que foi infectado, como se fosse uma notícia. Inclusive, os cibercriminosos tiveram o cuidado de associar a imagem de dois apresentadores da emissora britânica “BBC” à “notícia”. “Lady Gaga é encontrada morta em quarto de hotel”, diz a mensagem escrita em inglês

Após clicar no link, o usuário é levado para uma página falsa da BBC, em que ele é "induzido" a dar um play para ver o vídeo com a notícia. Ao fazer isso, o usuário é infectado.

Este tipo de ataque, segundo a Sophos, é chamado de clickjacking. Esse tipo de tática esconde uma aplicação maliciosa em um link ou um botão supostamente verdadeiros. Para fazer com que o internauta clique e seja infectado, sempre é utilizado algum assunto que chama muito a atenção.

“Se você tentou rodar o vídeo falso, remova as mensagens e as ‘curtidas’ de sua página do Facebook, e avise seus amigos para não clicarem em links estranhos”, adverte a companhia de segurança.