Topo

Justiça alemã suspende proibição do Galaxy Tab na Europa; restrição é mantida no país

Da Redação

16/08/2011 16h18

A corte regional de Dusseldorf, na Alemanha, suspendeu nesta terça-feira (16) a ação da Apple que proibia a Samsung de vender o tablet Galaxy Tab 10.1 no em toda a Europa. Porém, a ação ainda tem efeito na Alemanha, fazendo com que consumidores do país não possam comprar o tablet. As informações são do blog americano de tecnologia “Techcrunch”.

Na semana passada, a Apple tinha conseguido banir a comercialização do Galaxy Tab 10.1 em toda a Europa (menos na Holanda, pois a companhia tem outra ação contra a Samsung). A razão do processo é que a empresa de Steve Jobs alega que a empresa sul-coreana usou design semelhante à utilizada no iPad, tablet da Apple.

O motivo da suspensão da decisão, segundo o blog, é que a corte alemã julgou não ter direito de banir uma companhia baseada na Coreia do Sul de vender produtos em toda a Europa. Em outras palavras, a ação liberou para todo o continente, menos para a Alemanha.

O próximo capítulo do imbróglio entre Samsung e Apple na Alemanha será no próximo dia 25 de agosto, quando a empresa sul-coreana apresentará sua defesa na corte de Dusseldorf.

De acordo com o blog “Techcrunch”, a corte alemã tende a atender a reivindicação da Apple, pois a reclamação da companhia é baseada na propriedade de direitos autorais – um direito assegurado pelas agências da União Europeia.

A Apple pede que a Samsung pague 250 mil euros por cada infração cometida pela companhia que fabrica os tablets Galaxy Tab. Os acusados no processo da Apple são: a Samsung Electronics GmbH, subsidiária alemã da Samsung, e a Samsung Electronics Co., da Coreia do Sul.

Recentemente, a empresa da maçã fez algo parecido com a Samsung na Austrália. Uma ação da Apple adiou o lançamento do Galaxy Tab de 10,1 polegadas no país da Oceania. A empresa asiática argumentou que iria lançar o aparelho normalmente, e que o processo da Apple dizia respeito a uma versão do aparelho que não vai ser vendida no país.

No ano passado, a vítima da Apple foi a Nokia. Porém, em junho deste ano, a empresa finlandesa fez um acordo, que sanava a situação entre as duas companhias

Parece ou não?

  • Jo Yong-Hak/Reuters

    Foto compara iPad (esquerda), o tablet da Apple, com o Galaxy Tab 10,1 (direita), da Samsung,