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Líder no mercado de PCs, Positivo anuncia venda de tablets para o natal

Da Redação

23/08/2011 12h01

A Positivo Informática, fabricante brasileira de computadores, anunciou nesta terça-feira (23) que entrará no mercado de tablets ainda este ano. O plano é apresentar o computador portátil da marca em setembro para ser vendido em dezembro, durante o natal.

Segundo Hélio Rotenberg, presidente da Positivo, o tablet já está sendo produzido e chegará ao mercado brasileiro com os descontos fiscais prometidos pelo governo brasileiro. A razão para a exoneração é que a Positivo, juntamente com a Motorola, recentemente conseguiu o PPB (Processo Produtivo Básico) -- um documento que, basicamente, estabelece que a companhia produza partes do computador em solo nacional e pague menos impostos.

A empresa ainda faz mistério sobre as características do tablet, porém, a única certeza até o momento é que ele terá o sistema Android Honeycomb (3.0), última versão do sistema operacional do Google voltada para tablets. “Fizemos um tablet para a classe média brasileira”, comentou Rotemberg sobre o portátil, quando questionado sobre a possível faixa de preço do eletrônico. 

Há ainda expectativa que ele venha com o pacote de conteúdos fornecido em computadores da marca, como um dicionário ou acesso à enciclopédias.

Liderança de mercado

A empresa brasileira informou ainda que assumiu a liderança no mercado de computadores no 2º semestre de 2011 no Brasil. A empresa detém 13,5% deste mercado, segundo informações da consultoria IDC para o período. Isso representa 520 mil unidades vendidas entre abril e junho de 2011.

No quesito venda para o varejo, a Positivo também lidera com 21,7% da participação de mercado. O segundo e terceiro lugar, respectivamente, têm 10,8% e 10,6% de market share.

“O Brasil é o único país, dos vinte grandes mercados do mundo, em que uma empresa local é líder no segmento”, disse Hélio Rotenberg, presidente da Positivo, sobre a comum predominância de multinacionais neste ramo.

O carro-chefe da companhia continua sendo a venda de desktops. Os computadores de mesa representaram 52,6% das unidades vendidas no 2º trimestre do ano, enquanto os notebooks, 47,4%.

Apesar do anúncio da empresa no mercado de tablets, o presidente da companhia acredita que ainda há muito mercado para os computadores convencionais, pois a penetração desse tipo de dispositivo ainda é muito pequena no país. Só na classe C a penetração é de 30%. “A primeira compra de PCs ainda vai sustentar o mercado por, pelo menos, cinco anos”, analisou.