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Groupon ajuda a aumentar vendas, mas diminui status de marca na web, diz estudo

Apesar de aumentar negócios, popularidade do Groupon pode reduzir status de marca na web - Getty Images
Apesar de aumentar negócios, popularidade do Groupon pode reduzir status de marca na web Imagem: Getty Images

Da Redação

12/09/2011 18h09

O Groupon, um dos serviços mais famosos de compra coletiva, ajuda a potencializar a venda de empresas que vendem tíquetes de desconto junto ao serviço. Porém, a popularização de cupons tem ajudado a reduzir a reputação das marcas na internet. A conclusão é de um estudo feito nos Estados Unidos por John Byers e Georgia Zervia, da Universidade de Boston, e Michael Mitzenmacher, da Universidade de Harvard.

Os pesquisadores chegaram a essa conclusão a partir da análise de 16 mil transações feitas pelo Groupon em 20 cidades dos Estados Unidos entre janeiro e julho deste ano.

As empresas, conforme participam desse tipo de atividade, recebem mais avaliações em sites com a opinião de usuários. Porém, pelo fato de os serviços de uma empresa ficarem mais populares, mais pessoas falam mal da marca.

Segundo os pesquisadores, as companhias que participaram da promoção de tíquetes de desconto tiveram redução de 10% nas avaliações na reputação no Yelp, espécie de rede social americana, a qual os usuários podem escrever avaliações sobre locais ou serviços.

“Isso pode indicar que uma audiência mais crítica está sendo alcançada, ou que há um relacionamento superficial entre os comerciantes e esses clientes de compra coletiva”, analisa a pesquisa.

O estudo mostrou também que a popularidade do aumento dos negócios está intimamente ligada ao Facebook. Depois que um usuário compra um tíquete e recomenda na rede social, há um crescimento considerável na compra de cupons de desconto.

A pesquisa “Daily Deals: Prediction, Social Diffusion, and Reputational Ramifications” (em inglês) está disponível para download em formato PDF.