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Diretor-executivo da RIM pede desculpas publicamente por falhas com BlackBerry

Em tom pesaroso, Mike Lazaridis diz que a empresa está trabalhando incansavelmente - Reprodução/YouTube
Em tom pesaroso, Mike Lazaridis diz que a empresa está trabalhando incansavelmente Imagem: Reprodução/YouTube

Da redação

13/10/2011 11h00

Após os problemas que vem enfrentando em sua rede dados Blackberry, o CEO da Research in Motion (RIM) veio a público nesta quinta-feira (13) para desculpar-se. Em tom pesaroso, Mike Lazaridis, diz em um vídeo de divulgação que empresa está trabalhando incansavelmente para solucionar todos os problemas e pede desculpas por ter “desapontado os clientes”.

No último dia 10 de outubro, a rede de dados ficou completamente fora do ar na África, Europa e Oriente Médio. Cerca de 20 horas depois, a pane foi parcialmente solucionada, mas as instabilidades se espalharam para a América do Norte, Ásia e América Latina. Durante o problema, os usuários enfrentaram dificuldades para mandar mensagens no sistema exclusivo BlackBerry (BBM) e também para acessar e-mails ou páginas da internet.  

Segundo informa Mike Lazaridis no vídeo, o serviço foi parcialmente restabelecido em todos os lugares em que apresentou problema, mas pode ter oscilações à medida que novos ajustes são realizados na rede. Apesar da urgência, o CEO não conseguiu estipular uma data precisa para a volta completa do sistema.

A instabilidade do sistema BlackBerry acontece em pleno lançamento da atualização do iOS 5, o novo sistema operacional do iPhone (Apple). Uma das funcionalidades do iOS 5 é a transmissão de mensagem por meio do plano de dados. Apesar de funcionar de forma diferente ao sistema da RIM e necessitar uma operadora de telefonia, a comparação entre as empresas foi motivo de piadas no Twitter.

Diversos usuários de iPhone passaram a caçoar dos que possuem Blackberry e estavam com o sistema instável.