Topo

Samsung anuncia Galaxy Nexus, 1º smartphone com a plataforma Android 4.0

Andy Rubin (esq), executivo do Google Mobile, e J.K. Shin, da Samsung, apresentam o Nexus - Bobby Yip/Reuters
Andy Rubin (esq), executivo do Google Mobile, e J.K. Shin, da Samsung, apresentam o Nexus Imagem: Bobby Yip/Reuters

Da Redação

19/10/2011 00h14Atualizada em 19/10/2011 16h38

A Samsung apresentou nesta quarta-feira (19), em Hong Kong, o Galaxy Nexus, primeiro smartphone que roda a versão 4.0 do sistema operacional Android (essa nova versão da plataforma do portátil do Google é chamada Ice Cream Sandwich).  A novidade será lançada nos EUA e na Ásia em novembro, por preço ainda não divulgado.

O fabricante destacou a velocidade do aparelho, com processador de 1.2 GHz: “Ele voa”, afirmou Kevin Packingham, executivo da Samsung. O aparelho tem tela de 4,65 polegadas com super Amoled – tecnologia de alta definição que, segundo a fabricante, garante “a tela mais colorida do mercado, com a maior taxa de contraste”. A câmera traseira tem 5 megapixels e faz vídeos em alta definição (1080 p), além de tirar fotos em menos de 1 segundo -- na apresentação, o clique foi descrito como "instantâneo". A câmera frontal tem 1,3 megapixel.

Uma ficha divulgada pelo “Gizmodo”, presente no evento de Hong Kong, indica que o modelo pesa 135 gramas, mede 13,5 cm x 6,8 cm x 0,89 cm e tem capacidade de 32 GB. O aparelho não tem botões: todos eles são virtuais, disponíveis em sua tela.

Ice cream sandwich

Matias Duarte, executivo do Google, apresentou as novas funções do Ice Cream Sandwich – com uma nova tipografia “mais moderna”, chamada Robato, específica para telas com alta definição.  O teclado ganhou melhoras para evitar erros e também sugere palavras assim que o usuário digita algumas letras. Na apresentação, Duarte ditou uma mensagem que foi escrita na tela do aparelho, incluindo o símbolo do sorriso -- :)

Assim como acontece no iOS5, liberado na semana passada pela Apple, as notificações são exibidas mesmo quando a tela está bloqueada. Para destravar o aparelho, nada de senhas: ele usa a própria câmera para reconhecer o rosto de seu dono. Na apresentação, no entanto, o novo Android não identificou Duarte, que brincou: “minha maquiagem deve estar mais pesada do que pensei”.

Novamente como no iOS5, o navegador separa as páginas abertas em abas (essa separação, no Android em até 16 abas, já acontecia nos desktops e agora migrou para os portáteis). O browser do celular sincroniza com os sites favoritos do navegador Chrome utilizado no computador. E, ainda como acontece na alternativa da Apple, é possível salvar páginas de internet para ler o conteúdo depois. 

No Android 4.0, a caixa de entrada do Gmail exibe o remetente e duas linhas de mensagens. Os endereços de e-mail são acompanhados de fotos das pessoas, e é possível fazer buscas off-line (o usuário programa quanto tempo as mensagens devem ser armazenadas para isso). É possível acessar a câmera rapidamente, mesmo com a tela travada, apenas fazendo um movimento com o dedo para a esquerda. As fotos contam com editor, reconhecimento facial, modo panorama e diversos filtros.