Topo

Orkut ainda lidera ranking de redes sociais mais visitadas no Brasil, indica pesquisa

Da Redação

26/10/2011 11h38

O Orkut permanece líder no mercado brasileiro, segundo levantamento da Experian Hitwise, ferramenta que mensura dados na internet, feito com base no último mês de setembro e divulgado nesta quarta (26). Com 40,51% em visitas nessa categoria de sites, a rede social do Google está à frente do Facebook, que teve 24,61%.

No entanto, a pesquisa aponta uma queda significativa das visitas ao Orkut de 19,41 pontos percentuais em relação ao mesmo mês de 2010. Enquanto isso, no mesmo período, o Facebook teve um salto de 3,92% para 24,61% da preferência dos usuários de internet, alcançando a segunda colocação.

Na terceira colocação, está o YouTube, com 17,80% da preferência dos internautas – em relação a setembro de 2010 teve uma queda 0.75 ponto percentual. Em seguida, no 4º lugar, está Twitter, com 2,63%, também com queda de 0,05 ponto percentual.

Nas colocações seguintes estão Badoo (2,27%),  Windows Live Home (2,24%), Yahoo! Answers Brasil (2,23%) e Bate-papo UOL (1,43%).

Lançado em junho deste ano, o Google+, lançado em junho de 2011, ficou na 9ª posição do ranking em setembro, com 0,65% na preferência dos internautas. Em último lugar está o Habbo Brasil (0,58%).

Número de usuários

Dados divulgados pelo Ibope Nielsen Online em setembro deste ano apontaram que o Facebook, rede social com 750 milhões de pessoas no mundo, havia passado o Orkut, do Google, em 1,9 milhão de usuários únicos no mês de agosto no Brasil.

A rede social criada por Mark Zuckerberg atingiu 30,9 milhões de usuários únicos, o que corresponde a 68,2% dos internautas que acessam a internet no Brasil do trabalho ou em domicílio. Segundo nota do instituto, com essa marca, o Facebook “equiparou-se” ao Orkut, até então o maior site social no Brasil. A rede do Google registrou 29 milhões de usuários, ou 64% dos internautas do país, uma diferença de quase 2 milhões de usuários a menos em relação ao concorrente.

O Twitter, de acordo com a pesquisa, manteve tendência de crescimento no Brasil e em agosto alcançou 14,2 milhões de usuários únicos (31,3% dos internautas). Durante agosto, cada usuário brasileiro se conectou a redes sociais por um tempo médio de 7 horas e 14 minutos.