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Após versão cheia de erros, Google volta a liberar aplicativo Gmail para iPhone e iPad

Tela inicial do aplicativo Gmail para iPad; no tablet, usuário pode pré-visualizar mensagens - Reprodução
Tela inicial do aplicativo Gmail para iPad; no tablet, usuário pode pré-visualizar mensagens Imagem: Reprodução

Da Redação

16/11/2011 19h13

O Google liberou uma versão do aplicativo Gmail, sistema de e-mail da gigante das buscas, em 2 de novembro. Porém, por apresentar vários defeitos, no mesmo dia a empresa tirou do ar o programa da loja de aplicativos da Apple e só resolveu “devolvê-lo” à loja nesta quarta-feira (16). O anúncio foi feito no blog oficial da empresa para assuntos relacionados ao Gmail.

“O programa continha uma falha que prejudicava o sistema de notificações e ainda mostrava uma mensagem de erro. Por isso, nós o removemos da App Store [loja de aplicativo da Apple]. Nós consertamos os erros e as notificações agora estão funcionando normalmente”, informa o post no blog oficial do Google.

O aplicativo, segundo o Google, traz uma experiência muito parecida com a de usuários que acessam o Gmail na web com o diferencial de usufruir dos recursos do sistema da Apple, como as notificações push (que avisa o usuário de novas mensagens) ou o recurso de auto completar endereços de e-mail. Quem instalar o aplicativo para o iPad conseguirá navegar pela caixa de entrada e ler e-mail simultaneamente na mesma janela.

O Gmail para iPhone, iPod touch e iPad ainda trará opções de organização das mensagens (por rótulos, “estrelando” ou deletando e-mails) e agregará os vários e-mails trocados por um grupo de usuários em um só lugar. Para os usuários que gostam de checar o e-mail permanentemente, o aplicativo terá uma opção parecida com a do Twitter: para verificar se há novas mensagens, basta arrastar a área da caixa de entrada para baixo.