Topo

Twitter e Google enfrentam pressão para endurecer critérios de exclusão de contas

Organizações proibidas de ter conta no Twitter - Reprodução
Organizações proibidas de ter conta no Twitter Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/11/2011 13h39

Advogados do Twitter estão enfrentando pressão nos EUA para que retirem do ar contas com mensagens de apoio aos ataques contra americanos e seus aliados, informa o jornal Los Angeles Times.

Desde o ano passado, mensagens em árabe de contas não-identificadas comemoram a morte de soldados da OTAN em combate no Afeganistão e repercutem os ataques suicidas de militantes do Oriente Médio. Em abril deste ano, as mensagens passaram a ser veiculadas também em inglês.

Em sua defesa, o Twitter alega que não pode censurá-las porque não são ameaças diretas, nem de organizações terroristas. Promotores de Washington que comandam a investigação suspeitam que as mensagens venham do Taleban, mas a organização sequer é considerada terrorista de acordo com a lista do Departamento de Estado do EUA.

A ofensiva contra o Twitter é resultado dos esforços do senador Joe Lieberman, que preside um comitê para segurança interna e tem pressionado empresas de internet para retirarem do ar material que ele considera ofensivo. Na última terça-feira (22), o político enviou carta aberta para o Google reclamando dos critérios de permissão do Blogger e do Youtube. “A fragilidade dos padrões do Google está afetando nossa habilidade para conter o extremismo islâmico online”, escreveu.