Twitter e Google enfrentam pressão para endurecer critérios de exclusão de contas
Advogados do Twitter estão enfrentando pressão nos EUA para que retirem do ar contas com mensagens de apoio aos ataques contra americanos e seus aliados, informa o jornal Los Angeles Times.
Desde o ano passado, mensagens em árabe de contas não-identificadas comemoram a morte de soldados da OTAN em combate no Afeganistão e repercutem os ataques suicidas de militantes do Oriente Médio. Em abril deste ano, as mensagens passaram a ser veiculadas também em inglês.
Em sua defesa, o Twitter alega que não pode censurá-las porque não são ameaças diretas, nem de organizações terroristas. Promotores de Washington que comandam a investigação suspeitam que as mensagens venham do Taleban, mas a organização sequer é considerada terrorista de acordo com a lista do Departamento de Estado do EUA.
A ofensiva contra o Twitter é resultado dos esforços do senador Joe Lieberman, que preside um comitê para segurança interna e tem pressionado empresas de internet para retirarem do ar material que ele considera ofensivo. Na última terça-feira (22), o político enviou carta aberta para o Google reclamando dos critérios de permissão do Blogger e do Youtube. “A fragilidade dos padrões do Google está afetando nossa habilidade para conter o extremismo islâmico online”, escreveu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.