Topo

Vostu paga Zynga e encerra batalha judicial sobre plágio de jogos sociais

Imagem do jogo "Farmville", da empresa americana Zynga, disponível na rede social Facebook - Reprodução
Imagem do jogo "Farmville", da empresa americana Zynga, disponível na rede social Facebook Imagem: Reprodução

Da Redação

06/12/2011 11h33

A empresa brasileira Vostu, desenvolvedora dos jogos sociais “Mini Fazenda” e “Café Mania” anunciou nesta terça-feira (6) que entrou em acordo com a americana Zynga, criadora do “Farmville” e “Mafia Wars”.  Ambas as empresas processavam uma a outra sob a acusação de plágio.  A Vostu informou que pagou à companhia americana uma quantia, cujo valor não foi divulgado, que encerra o litígio entre as partes.

Além do pagamento, a Vostu anunciou ainda que fará algumas alterações em quatro de seus jogos. Apesar de a empresa não informar no comunicado enviado à imprensa os jogos que deverão sofrer alteração, os prováveis títulos são MegaCity, Café Mania, o Pet Mania e o Vostu Poker -- títulos citados no processo da Zynga contra a desenvolvedora brasileira. "As partes têm o prazer de ter resolvido seus conflitos e agora deixar estas questões para trás", diz o comunicado da Vostu sobre o acordo.

Em agosto deste ano, uma ação da Zynga, movida no Brasil, proibia a distribuição de quatro jogos da Vostu (títulos citados acima) no Orkut sob pena de pagar uma multa diária de R$ 20 mil . Na época, a Vostu afirmou que não tiraria os jogos do ar e que a empresa americana estava usando “estratégias baratas" e tentando explorar o sistema judiciário ao invés de buscar a competição justa.

Por outro lado, a Vostu processou a Zynga afirmando que a companhia não podia cobrar direitos autorais da empresa brasileira, uma vez que a própria companhia americana tinha copiado a ideia de jogos da Playdom, uma desenvolvedora de jogos online americana. De acordo com o processo, o CityVille, da Zynga, seria uma copia do Playdom's Social City e o Farmville, uma cópia do Slashkey's FarmTown.