Topo

Guia ''Uso Responsável da Internet'' ganha versão para smartphones e tablets

Além da cartilha, há o site Internet Responsável, que traz jogos com dicas sobre boas práticas online, além de áreas especiais, dedicadas a educadores e pais - Reprodução
Além da cartilha, há o site Internet Responsável, que traz jogos com dicas sobre boas práticas online, além de áreas especiais, dedicadas a educadores e pais Imagem: Reprodução

ANA IKEDA || Do UOL Tecnologia

07/12/2011 14h27

O acesso cada vez maior à internet via dispositivos móveis levou a uma atualização "diferente" neste ano da quarta edição do Guia para o Uso Responsável da Internet (GURI), voltado a crianças e adolescentes. O material, desenvolvido pelo Comitê de Democratização da Informática (CDI), ONG de inclusão digital, e a operadora GVT, além de estar disponível no site Internet Responsável e em cartilha impressa, ganhou uma versão para tablets e smartphones. O lançamento foi feito nesta quarta (7) em São Paulo.

Nesta edição, foram incluídos temas como o ciberbullying (intimidação virtual), compras coletivas, aplicativos de celular e transmissão ao vivo de vídeo. Durante a apresentação, Tatiana Weinheber, gerente de comunicação corporativa da GVT, frisou a importância da atualização da cartilha sobre boas práticas na internet para crianças e adolescentes, diante do número crescente de brasileiros na internet -- cerca de 61 milhões segundo o Ibope --, além de cada vez mais mais jovens (57% das crianças online estão na faixa entre 5 e 9 anos).

A cartilha GURI 4.0, explica Tatiana, é destinada tanto a crianças que acabam de passar pelo primeiro estágio de alfabetização (a partir dos seis anos), como para adolescentes (de 12 a 18 anos). "É um material de apoio, que pode ser usado por pais e educadores, para facilitar a abordagem de alguns temas de segurança na internet." Além da revista, o site Internet Responsável é outro ponto de apoio importante, prossegue Tatiana, porque traz jogos com dicas sobre boas práticas online, além de duas áreas especiais, dedicadas a educadores e pais.

Rodrigo Nejm, diretor da Safernet, ONG de defesa dos direitos humanos na internet, destacou que o GURI 4.0 mostra a importância do uso da internet de forma cidadã. "Todo mundo quer internet, ter um tablet, estar online. Mas, fazendo o quê? O guia serve justamente para que esses jovens façam boas escolhas na internet. Porque as más escolhas acabam custando muito caro. É necessário mostrar a eles como usar a rede com cidadania e ética".

Cerca de 50 mil exemplares impressos serão distribuídos a 6,5 mil LAN houses brasileiras filiadas ao CDI Lan e à Associação Brasileira dos Centros de Inclusão Digital, bem como 345 centros digitais mantidos pelo próprio CDI . Além deles, escolas municipais e estaduais também receberão o guia.

Usuários de smartphones e tablets podem fazer o download da versão digital do GURI 4.0, chamada "Educando", nas lojas virtuais da Apple e Android. Escolas e instituições que tiverem interesse no material podem pedir informações em educando@gvt.com.br.