Topo

Mensagens em BlackBerry ajudam polícia a solucionar assassinato de mafioso no Canadá

Do UOL, em São Paulo

06/01/2012 11h07

A polícia canadense usou mensagens de Blackberry trocadas por suspeitos de um assassinato de um chefe da máfia de Nova York para solucionar o caso, segundo informações da “AFP” desta sexta (6).

Foram presos cinco suspeitos pelo assassinato do mafioso Salvatore Montagna, que foi morto em novembro do ano passado e tinha ligações com criminosos no Canadá e Estados Unidos.

Segundo o jornal canadense “La Presse”,  as mensagens incriminadoras foram enviadas por um dos suspeitos, Vittori Mirarchi, um empresário envolvido com a máfia.

Celulares Blackberry têm a capacidade de codificar dados e, por garantirem comunicação segura, geralmente são usados por empresários e políticos. A marca possui um sistema próprio de envio de mensagens, chamado BlackBerry Messenger (BBM).

Os suspeitos do assassinato de Montagna se mostraram “surpresos” quando souberam que a polícia tinha acessados sua comunicação privada. Para quebrar a segurança das mensagens, as autoridades policiais ao redor do mundo geralmente pedem auxílio à Research in Motion (RIM), fabricante dos aparelhos. Mas, nesse caso, a polícia não informou se entrou em contato com a RIM ou se usou de outros meios para decodificar as mensagens.