Tecnologia permite navegação no Windows 8 com o movimento dos olhos
Uma empresa sueca especializada em navegação com o uso dos olhos vai demonstrar na CES 2012, feira de tecnologia em Las Vegas, uma ferramenta desse tipo adaptada para o Windows 8. O novo sistema operacional da Microsoft foi desenvolvido para uso com interfaces sensíveis ao toque, como de tablets e smartphones.
O sistema operacional da Microsoft ainda não foi lançado, mas a Tobii garante que o controle pelo olhar dispensa o uso de mouse e do toque e mostra uma prévia da tecnologia em um vídeo no YouTube.
Para a navegação em sites e menus que são muito pequenos, o controle pelo movimento dos olhos é mais preciso que o toque, diz a fabricante do Gaze
Chamado de Gaze, a tecnologia funciona a partir de um dispositivo que escaneia os movimentos dos olhos do usuário. Um indicador na tela mostra a parte exata onde o olhar está fixado. Depois, para selecionar um programa, basta um click no trackpad do notebook.
Segundo a empresa, o Gaze obedece todos os sete comandos básicos do Windows 8, entre eles ativar, selecionar, dar zoom e rolar a página, mas é “mais natural, eficiente e preciso”. Isso porque o Windows 8 e alguns sites na internet trazem menus pequenos que, para serem selecionados com a ponta dos dedos necessitam de muita precisão no toque.
“Laptops e tablets são desenhados hoje para que sejam naturais para uso do toque ou mouse, mas nunca os dois juntos. O Gaze torna o ‘apontar’ mais natural”, explica Anders Olsson, gerente de desenvolvimento de negócios da Tobii.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.