Topo

Comissão do governo dos EUA teve e-mails 'hackeados' por espiões da Índia, diz agência

Do UOL, em São Paulo

10/01/2012 13h21

Autoridades americanas estão investigando a denúncia de que uma unidade espiã do governo indiano teria invadido e-mails de uma comissão oficial dos Estados Unidos. Segundo a agência “Reuters”, o objetivo seria monitorar relações econômicas e de segurança entre os EUA e a China e teria levado o governo indiano a cortar acordos com Apple, RIM e Nokia.

A investigação teve início depois que hackers publicaram na internet supostos documentos da inteligência militar da Índia de “ciberespionagem”, cujo conteúdo exibe planos de como atacar a comunicação da comissão americana.

Junto ao suposto documento indiano, há outro texto com transcrições do que seria um e-mail trocado entre membros da Comissão Econômica e de Segurança entre Estados Unidos e China.

“Estamos cientes dessas denúncias e já contatamos as autoridades relevantes para investigar o caso. Não poderemos fazer nenhum comentário adicional”, disse Jonathan Weston, porta-voz da Comissão Econômica e de Segurança entre Estados Unidos e China. A instituição não confirmou nem negou a autenticidade dos e-mails supostamente vazados.

Segundo a “Reuters”, as relações entre China e Estados Unidos evidenciadas nas trocas de e-mails teriam levado a Índia a cortar acordos de tecnologia com fabricantes de celular. O memorando indiano cita RIM, Apple e Nokia entre as empresas afetadas.