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Operadora de celular francesa oferece plano por R$ 4,50 ao mês

Xavier Niel, presidente da Illiad, dona da marca Free, apresenta o pacote gratuito de serviço de celular para clientes na França - Thomas Coex/AFP
Xavier Niel, presidente da Illiad, dona da marca Free, apresenta o pacote gratuito de serviço de celular para clientes na França Imagem: Thomas Coex/AFP

Do UOL, em São Paulo

16/01/2012 12h15

Uma operadora de celular na França está conquistando clientes exponencialmente (500 mil em apenas um final de semana) com uma oferta que parece irreal. Você paga cerca R$ 4,50 para aderir com aparelhos desbloqueados a um plano pós-pago, falar 60 minutos e enviar 60 SMS por mês. Depois, a conta mensal sai por cerca de R$ 4,50.

A Free acaba de entrar no mercado de telefonia de celular na França, até então restrito a três operadoras (Orange, Bouyques e SFR), com a oferta de apenas dois planos pós-pagos em seu portfólio. No primeiro deles, o consumidor paga 19,99 euros por mês (cerca de R$ 45) para ter serviços sem limite: chamadas para celulares na França, SMS, acesso Wi-Fi e 3G. O outro plano é o descrito no início deste texto, que oferece 60 minutos de chamadas e 60 SMS por 2 euros por mês (cerca de R$ 4,50).

Há ainda a possibilidade de reduzir essas mensalidades, se o cliente comprar o pacote de banda larga e TV por assinatura chamado Freebox (com preços que partem de 15 euros por mês no primeiro ano de assinatura e sobem para 71,80 euros por mês depois do período). O preço do primeiro plano cai para 15,99 euros (R$ 36) e o segundo, sai de graça -- não é cobrada mensalidade.

Segundo o site de notícias ''France Soir'', a procura pelos serviços da Free foi tamanha no último final de semana que o site da operadora enfrentou instabilidade no acesso. A migração dos números entre operadoras (portabilidade numérica) também está demorando mais tempo que o normal, devido à forte demanda, informou o site.

Preços altos

Na França, existem aproximadamente mil tipos de planos de operadoras de celular, segundo disse ao ''Echo'' o presidente da autoridade de regulação de telecomunicações, Jean-Ludovic Silicani. Mas mesmo com tantas opções, até o momento não haviam planos para microconsumidores -- que usam pouco o serviço celular.

''Além de terem só dois planos, a operadora separa o preço do plano do preço do aparelho. Outro trunfo é estabelecer um contato com o cliente exclusivamente pela internet'', ressalta Silicani.

Em entrevista ao jornal ''Le Figaro", Xavier Niel, dono da Illiad, que gerencia a marca Free, disse que o segredo da empresa é atender a essa demanda de microconsumidores, que até então não tinham opções de planos de baixíssimo custo.

''Como nós ganhamos dinheiro num plano de 2 euros? A verdadeira pergunta é quanto dinheiro as outras [operadoras concorrentes] ganham. Nós ganhamos dinheiro como todo mundo. É preciso questionar porque elas têm uma taxa tão elevada'', provoca  Niel.