Internet atinge 2,1 bilhões de usuários no mundo em 2011, aponta consultoria
O número de usuários na internet no mundo em 2011 chegou a 2,1 bilhões, de acordo com dados divulgados nesta quarta (18) no relatório anual da Pingdom, empresa de monitoramento de sites. O maior número de internautas está concentrado na Ásia, com 922,2 milhões de usuários, seguido de Europa (476,2 milhões) e América do Norte (271,1 milhões).
A América Latina e Caribe ficaram em quarto lugar em número de usuários de internet, com 215,9 milhões. Em seguida, vem a África, com 118,6 milhões de internautas, Oriente Médio (68,6 milhões) e Oceania/Austrália (21,3 milhões).
Segundo a consultoria, quatro entre dez internautas no mundo têm menos de 25 anos. A China é o país com o maior número absoluto de internautas, que segundo a Pingdom é de 485 milhões.
Redes sociais em números
O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo, com aproximadamente 800 milhões de usuários (até o final de 2011). Só no ano passado, a empresa ganhou 200 milhões de perfis novos. Usam a rede social via dispositivos móveis cerca de 350 milhões de pessoas.
Já o Twitter, aponta a Pingdom, posssui cerca de 225 milhões de perfis e 100 milhões de usuários ativos. Cerca de 250 milhões são enviados por dia pelo microblog. A hashtag que ficou em primeiro lugar no ano de 2011 foi #egypt – a mobilização de egípcios pelo Twitter alimentou a revolta contra o governo do país e culminou na renúncia do presidente Hosni Mubarak.
A Pingdom traz também números sobre o Tumblr, plataforma de blog bastante utilizada para publicação de imagens. O site alcançou 39 milhões de usuários em 2011.
E-mails e sites
O número de endereços de e-mails no mundo chegou a 3,1 bilhões em 2011. Cerca de 71% dos e-mails enviados por essas contas, no entanto, eram spam (até novembro de 2011). O maior serviço é o Hotmail, com 360 milhões de contas.
O número de sites no mundo é de 555 milhões – 300 milhões deles foram criados durante o ano passado. Os domínios mais populares ainda são o “.com” (95 milhões), “.net” (13,8 milhões) e “.org” (9,3 milhões).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.