Usuários do Facebook recebem mais interações do que dão, afirma estudo
A maioria dos usuários do Facebook recebe mais do que oferece a seus amigos na rede: seja na hora de solicitar amizades, curtir, enviar mensagens ou colocar o nome de quem aparece nas fotos. De acordo com um estudo do Pew Internet and American Life, 40% dos entrevistados fizeram um pedido de amizade (63% receberam) e 12% marcaram os amigos em fotos (35% foram marcados). Os usuários também apertaram o botão “curtir” em média 14 vezes (seu conteúdo foi curtido 20 vezes) e enviaram 9 mensagens (enquanto receberam 12).
O estudo “Why most Facebook users get more than they give” (por que os usuários do Facebook recebem mais do que dão?) indica uma possível razão para esse desequilíbrio. A maioria dos usuários é moderadamente ativa, então aqueles poucos internautas que usam muito o Facebook fazem com que a média de atividade aumente. Os donos de perfis muito ativos respondem de 20% a 30% das pessoas cadastradas no site.
Os usuários muito ativos geralmente apresentam essa característica em somente uma atividade. Ou eles curtem muito ou enviam muitas solicitações de amizade, por exemplo. Apenas 5% dos participantes desse grupo são muito ativos em diversas frentes.
Levando essas descobertas em conta, afirma a agência de notícias AP, “é bom estar no Facebook”. “Não há botão de ‘não gostar’ e os amigos provavelmente não postarão comentários ásperos em sua página”, continua. Em entrevista à AP, o autor do estudo e professor da Rutgers University fez coro: “você fica recebendo essas recompensas positivas”. Segundo ele, em termos de apoio emocional, receber mais do que dar “é o tipo de coisa que procuramos”.
A pesquisa original entrevistou 2.255 adultos norte-americanos em outubro e novembro de 2010. Depois, os profissionais envolvidos no projeto pediram o log in dos participantes para que pudessem comparar com suas respostas com o uso do site – do total, somente 269 pessoas concordaram em fornecer esses dados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.