Topo

Falha em antivírus da Microsoft sinaliza Google como site perigoso no IE

Falso positivo alertava que acesso ao Google instalava kit para criar redes zumbis - Getty Images
Falso positivo alertava que acesso ao Google instalava kit para criar redes zumbis Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/02/2012 11h37

Uma falha no antivírus Microsoft Security Essentials tem notificado o site “Google.com” como perigoso para usuários do Internet Explorer. Dessa forma, milhares de usuários do programa antivírus ficaram sem poder acessar o maior site de busca do mundo. O problema foi descoberto pelo pesquisador americano Brian Krebs. As informações são do site "MSNBC".

De acordo com o pesquisador, esta não é a primeira vez que a Microsoft  comete o engano de bloquear o acesso ao Google. Em setembro de 2011, o antivírus indicava que o navegador Google Chrome era um malware e o removeu automaticamente de mais de 3 mil computadores.

A falha, que também afetou a versão corporativa do antivírus da Microsoft (o Microsoft Forefront), ocorreu com o tradicional pacote de atualizações lançado pela companhia às terças-feiras chamado de “Patch Tuesday”.  Ambos os programas alertavam que, ao acessar o Google, o usuário era infectado com uma kit, que permite que cibercriminosos criem suas próprias botnets –  redes zumbis que permitem que usuários mal-intencionados controlem computadores remotamente.

“No dia 14 de fevereiro, uma detecção incorreta do Exploit:JS/Blacole.BW foi lançada. Nós disponibilizamos uma atualização para este erro no próprio dia. Nós pedimos desculpas pela confusão que pode ter causado aos nossos clientes”, informou a Microsoft no site de segurança SecurityNewsDaily.