Compras coletivas têm mais sucesso ao mostrar quantos aderiram à oferta, diz estudo
Um estudo realizado por uma universidade canadense ajuda a entender como as pessoas reagem diante das compras coletivas. De acordo com a pesquisa feita pela escola de administração da Universidade de Toronto, mostrar quantas pessoas já adquiriram uma oferta aumenta as chances de um novo usuário fazer o mesmo. “Isso [esse tipo de exibição] aumenta a confiança”, disse o professor de gerenciamento de operações Ming Hu, um dos responsáveis pelo trabalho.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores usaram dois sistemas de compras coletivas: um que não mostra quantas aquisições foram feitas e outro que divulga esses dados. “O modelo de mais sucesso é o que exibe a quantidade de compradores, porque elimina as incertezas das pessoas que chegam depois. Além disso, aumenta a confiança dos primeiros compradores, que conseguem ver quantas aquisições foram feitas depois da sua”, diz a pesquisa.
O estudo – que não divulga o número de participantes – também tenta explicar o recente “boom” das compras coletivas. “Acreditamos que a razão do sucesso é o fato de funcionar a curto prazo. Isso permite um comportamento de manada”, explicou Hu. Segundo ele, modelos anteriores faziam com que os compradores esperassem dias até receberem a confirmação ou cancelamento da compra feita em grupo.
Outra conclusão é que, quando a compra não é concluída (geralmente por não alcançar um número mínimo de compradores), os usuários experimentam uma “perda psicológica” – mesmo sabendo que serão reembolsados. Além disso, eles tendem a aderir a compras coletivas quando têm mais certeza de que ela vai se concretizar.
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