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Google planeja inserir recurso que responde perguntas do usuário na busca

Foto exibe usuário mexendo em mouse sobre mousepad com logotipo do Google - AP Photo/dapd, Torsten Silz
Foto exibe usuário mexendo em mouse sobre mousepad com logotipo do Google Imagem: AP Photo/dapd, Torsten Silz

Do UOL, em São Paulo

15/03/2012 11h07

O Google está com planos de melhorar o sistema de busca da empresa: em vez de apenas buscar palavras, o mecanismo também estará apto a responder perguntas feitas pelos usuários do site. De acordo com o jornal americano “The Wall Street Journal”, o resultado de buscas também apresentará fatos sobre determinado assunto procurado e deverá ser disponibilizado nos próximos meses.

Segundo o jornal americano, Amit Singhal, um alto executivo do Google, disse que a busca ia melhorar com a inserção de milhares de informações sobre pessoas, lugares e coisas. Esses dados fazem parte de um banco de dados que a companhia reuniu nos últimos dois anos. Chamada de busca semântica, essa melhora no sistema do Google permite, explica o site, associar o nome Google com o de seus fundadores (Larry Page e Sergey Brin), por exemplo

A busca do Google será parecida com a “forma que as pessoas entendem o mundo”, disse Singhal, em uma recente entrevista. Para o executivo, “[atualmente] nós temos que cruzar os dedos e esperar que haja uma página com a resposta do que queremos.”

Quanto aos fatos sobre o que está sendo buscado, ao digitar o nome de um rio, o usuário poderá ver informações básicas que a ferramenta já conhece como localização, altitude, temperatura, etc. Atualmente, a busca por um rio retorna em seus primeiros resultados uma página da Wikipedia e um link de um mapa.

Para as perguntas que não constarem nos banco de dados do Google, a companhia irá misturar a nova tecnologia de busca semântica com o sistema já em funcionamento para elencar as informações mais relevantes na área de resultados.  Desta forma, segundo o jornal americano, o Google passaria a priorizar as informações em vez de palavras-chaves.

Com a busca semântica, a expectativa é que o Google aumente o tempo gasto dos usuários em suas páginas, o que mostra, segundo especialistas consultados pelo jornal, a preocupação da companhia com o Facebook e o Twitter. Em ambos os sites, os usuários passam muito tempo – o que pode ser muito bom para a área de publicidade.