Venda de smartphones mais que dobra em 2011 no Brasil, aponta pesquisa
Os smartphones (telefones inteligentes) apresentaram grande crescimento em 2011. A categoria de telefones teve aumento de 112% em volume de vendas comparado a 2010. As informações são do estudo “Consumer Choices” feita no Brasil, da empresa de pesquisa alemã Gfk, e publicados nesta quinta-feira (22).
De acordo com o estudo, a área de smartphones também apresentou crescimento de 68% de faturamento. Um dos fatores-chave para o cenário positivo nesta categoria de telefones foi o preço que sofreu redução considerável: houve retração na ordem de 21%.
Quando comparado com telefones móveis convencionais, os smartphones ainda estão em um patamar baixo. Em 2010, a divisão de mercado de celulares era de 68% contra 23% de smartphones. No ano passado, a diferença ficou 55% de celulares contra 34% de smartphones.
De acordo com Cláudia Bindo, gerente de negócios da GFK, o crescimento na área de smartphones também deveu-se a grande variedade de aparelhos disponíveis no mercado brasileiro em 2011. “No ano passado, 70 novos smartphones foram lançados no país. Desses, 43 tinham o sistema operacional Android”, disse.
A empresa de pesquisa também apontou que a variedade de aparelhos contribuiu bastante para esta categoria de telefones, sobretudo a de smartphones considerados de entrada que puxaram o crescimento. Atualmente, há desde aparelhos baratos (na faixa dos R$ 450) até modelos considerados premium com valor acima de R$ 1.000.
Para este ano, a empresa de pesquisa informa que a tendência nos celulares convencionais é o aumento de venda de modelos que suportam múltiplos chips. Só em 2011 foram lançados 80 aparelhos que permitem a instalação de mais de um Sim Card.
A título de comparação, um estudo recente do IDC, empresa que também atua no ramo de pesquisas de mercado, mostrou que houve crescimento de 84% na venda de smartphones em 2011. E que, ao todo, foram vendidos 9 milhões de aparelhos. A tendência é que o país feche 2012 com 15,4 milhões vendidos.
Tablets
O mercado de tablets no Brasil representou ao todo 4% do mercado de telefonia. O mês que apresentou o maior número de vendas foi dezembro, que ao todo somou 128 mil unidades. Segundo a empresa de pesquisa, a expansão no mercado de computadores portáteis começou a crescer a partir de julho quando várias marcas apresentaram modelos.
Em 2010 apenas duas marcas comercializavam tablets no Brasil, enquanto em 2011 já havia 16.
A pesquisa também levou em consideração o quesito preço. O valor médio de um tablet para o consumidor brasileiro é US$ 685 – preço considerado caro comprado a outros países de atuação da companhia. Em dezembro de 2010, um computador portátil desta categoria custava R$ 2.000. Já no ano passado, com a maior variedade de produtos, a média de preço caiu para R$ 1.200.
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