Facebook chama ex-engenheiro do Google para revolucionar sua ferramenta de busca
Segundo a Bloomberg Businessweek, o Facebook colocou mais de 20 engenheiros para trabalhar em um projeto liderado pelo ex-engenheiro do Google Lars Rasmussen. O objetivo é melhorar radicalmente o sistema de buscas da rede social.
A ideia, segundo uma fonte ouvida pela revista, é melhorar a vida dos usuários que querem fazer buscas entre todo o conteúdo gerado pelos usuários, como atualização de status, links, vídeos e “likes” que dados por meio dos botões espalhados pela internet.
A atual ferramenta de busca é resultado de uma parceria com o Bing, da Microsoft.
Para o editor do site de tecnologia The Next Web, Drew Olanoff, essa pode ser a oportunidade de o Facebook usar a enorme quantidade de informações que possui sobre os usuários para criar um buscador extremamente diferenciado e específico.
"Com listas, assinaturas, ‘likes’ e dados de localização, o Facebook poderia nos permitir realizar consultas muito diretas em um grupo específico de pessoas”, escreveu ele no site. “Por exemplo: se eu quisesse comer tacos, não precisaria necessariamente digitar ‘taco’ em uma caixa de pesquisa como no Google. Eu faria a busca em um local ou grupo de amigos”, completa.
Assim, a busca do Facebook traria resultados personalizados com base nos locais em que seus amigos deram check-in ou “like” – aumentando suas chances encontrar resultados que tivessem mais a ver com você. Grosso modo, a busca do Facebook tem potencial para ser uma poderosa ferramenta de recomendações – enquanto o Google, por mais que use nossos dados de outros serviços, é uma busca muito mais aberta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.