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Eleições municipais do Brasil ficam fora de ferramenta para eleições do Google

Ana Ikeda*

Do UOL, em Santiago (Chile)

04/05/2012 13h04Atualizada em 04/05/2012 13h29

Ferramentas desenvolvidas pelo Google que auxiliam na busca de dados sobre eleições não têm previsão para uso no Brasil nas eleições municipais deste ano, afirmou a empresa de buscas nesta sexta (4) em Santiago (Chile), onde realiza evento anual para a imprensa latino-americana. São tecnologias de uso gratuito, já utilizadas nos Estados Unidos, México, França e Egito, que fornecem aos eleitores informações sobre candidatos.

"No Brasil existem uma série de regulações estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral, que exigem que os candidatos tenham exposição equilibrada em mídias como rádio e TV. A internet entra também nesse rol", explica Felix Ximenes, diretor de Comunicação do Google Brasil.

Uma das poucas iniciativas será a transmissão no YouTube do primeiro debate entre candidatos a prefeito de São Paulo.

Ginny Hunt, líder do time de eleições e políticas do Google, apresentou durante o evento algumas das ferramentas criadas pela empresa e disponíveis gratuitamente aos eleitores e candidatos. O objetivo, segundo ela, é dar aos eleitores mais subsídios para a decisão do voto. É possível ver o comparativo entre os principais candidatos de uma eleição e dados específicos sobre cada um deles.

No caso da França, onde recentemente houve o primeiro turno das eleições eleitorais, os resultados das apurações regionais foram reunidos em um mapa, atualizado conforme o progresso da contagem dos votos.

* A repórter viajou a convite do Google