Foursquare: Conheça os ''prefeitos'' de lugares populares e inusitados no Brasil
“Droga! Você acaba de ser destituído como prefeito do Rancho da Coxinha* no Foursquare.” Mensagens como essa para quem é usuário assíduo do aplicativo (que funciona como “radar de gente”, mostrando onde estão as pessoas) são de cortar o coração. E com cada vez mais brasileiros usando a rede social, a concorrência pelas “prefeituras” -- quem frequenta muito um local ganha o status de prefeito de lá no aplicativo -- está bem acirrada. O UOL Tecnologia entrevistou quatro “prefeitos” de lugares populares e inusitados no Fourquare para saber como eles conseguiram atingir o feito. Veja a seguir:
Ainda não sabe o que é o Foursquare?
O aplicativo para dispositivos móveis (smartphones, principalmente) foi lançado em março de 2009 e logo se tornou uma febre no mundo. O princípio é simples: quando você está em um local, acessa o Foursquare e diz que está ali para seus amigos e contatos.
Se está em um restaurante, por exemplo, pode deixar dicas sobre o estabelecimento ou ler recomendações feitas por quem já esteve no lugar. É o chamado “check-in”. Se você é um frequentador assíduo de um local, pode virar o “prefeito” (mayor, em inglês) de lá -- o Foursquare contabiliza todos check-ins feitos nos últimos 60 dias ali e quem tiver o maior número ganha o status.
Já são 20 milhões de pessoas inscritas no aplicativo e 2 bilhões de check-ins no mundo, segundo dados da própria rede social de abril deste ano. A moda demorou a pegar no Brasil, mas o Foursquare parece ter conquistado o público local. Já é cada vez mais raro cadastrar lugares populares no aplicativo – eles já estão lá. Em um ano, a comunidade brasileira na rede social de geolocalização tornou-se sete vezes maior. Segundo o vice-presidente de negócios da rede social, Holger Luedorf, que esteve recentemente no país, o Brasil é o terceiro no mundo com mais usuários na rede, atrás apenas de Estados Unidos e Indonésia.
Atualmente, a ideia do Foursquare é tornar o aplicativo mais útil (com recomendações do que fazer e onde) e menos frívolo (mero jogo entre amigos para ver quem faz mais check-ins). “As pessoas estão usando o aplicativo, mas não estão mais dando check-in”, contou o fundador e CEO (diretor-executivo) do Foursquare, Dennis Crowley, ao site “TechCrunch” durante a feira de tecnologia Mobile World Congress deste ano.
*''Rancho da Coxinha'' é um lugar fictício usado em uma de nossas primeiras reportagens sobre o Foursquare
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