Topo

Sorria, você está sendo fotografado: notebook tira foto de ladrão e ajuda polícia a prendê-lo

Homem é flagrado pela câmera do notebook que roubou - Thinkstock
Homem é flagrado pela câmera do notebook que roubou Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

05/06/2012 12h59

Um homem foi preso em flagrante por causa do roubo de um notebook na cidade de Ann Arbor, em Michigan (EUA). Seria uma história normal se não fosse um detalhe: o ladrão (que tem 19 anos e já é conhecido pela polícia local) acabou sendo entregue por um aplicativo que tirou uma foto dele e enviou para um site de segurança.

Quando achava que já tinha obtido sucesso no roubo, o “espertinho” foi usar o computador. Ao fazer login como “guest” (convidado), ele teve um retrato tirado pelo aplicativo Orbicule. Além da foto, informações sobre a localização foram mandadas para o site de segurança. Após ter acesso ao “retrato mais que falado”, só foi preciso avisar a polícia.

O homem não tinha roubado apenas o notebook. Segundo informações do site "Ann Arbor" (de notícias da cidade), ele havia invadido uma casa e roubado videogames, tacos de beisebol e equipamento de escritório.

Segundo relato de Logan Chadde (dono do computador) ao site "Huffington Post", o programa havia sido instalado no computador uma semana antes do roubo. O dono do computador diz que o programa foi decisivo para a captura do acusado: “é um dos raros casos em que a polícia recebe um monte de informações sem nem precisar investigar", afirma Chadde.