Topo

GPS usa postos de combustível como referência para guiar motorista

GPS Siga-me utiliza postos como ponto de referência - Reprodução
GPS Siga-me utiliza postos como ponto de referência Imagem: Reprodução

Flávio Carneiro

Do UOL, em São Paulo

07/06/2012 06h02

O GPS Siga-me Imagem, da Vista Tecnologia, é vendido com dois recursos que chamam a atenção. O primeiro é orientar o motorista por meio de pontos de referência. “A 100 metros, vire à esquerda no posto de gasolina”, por exemplo, é uma frase dita pelo eletrônico. O segundo atrativo seria o recálculo de rota realizado automaticamente em caso de trânsito pesado.

Direto ao ponto

Nome:Vista Tecnologia GPS Siga-me Imagem
Tela:5 polegadas
Processador:Atlas V de 533MHz
Recursos extras:TV digital, leitura de fotos, MP3, e-books e vídeos
Memória de armazenamento:2GB de espaço interno e suporte para expansão de até 32 GB com um cartão SD
Dimensões:12,3 x 8 x 1,4 (LxAxP, em cm)
Peso:190 gramas
Preço sugerido:R$ 400
Pontos positivos:Bom desempenho nas atividades tradicionais de um GPS; dita pontos de referência no caminho
Pontos negativos:Atualização de mapas só é gratuita nos 30 primeiros dias após a compra; sistema de recálculo de rotas é falho

Pois bem: no quesito “ponto de referência”, ele vai muito bem. Infelizmente, não leva em consideração outros estabelecimentos comerciais (padarias, açougues, sapatarias), somente indicando postos de combustíveis como orientação. Como foi avaliado na Grande São Paulo, não é um grande problema, já que na região há centenas de postos. Além disso, imagina-se que, por parte da empresa, atualizar as instruções do equipamento a cada novo estabelecimento nas ruas seria uma tarefa inviável.

O outro recurso que deveria chamar a atenção, por outro lado, decepcionou. Quando o veículo passa muito tempo em baixa velocidade em uma via rápida, o GPS entende que há congestionamento e traça uma rota alternativa. Tudo isso, em tese: durante os testes do UOL Tecnologia em momento algum essa função foi realizada. Desnecessário dizer que, como foi testado em São Paulo, oportunidade para recálculo não faltou.

Já que o GPS não recalculou o caminho, de acordo com o chato, duro e árduo trânsito de São Paulo, pelo menos ele mostrou itens que podem distrair os passageiros do carro. Há conexão com TV (também digital), permite leitura de fotos de e-books e toca MP3. Tem preço sugerido de R$ 400 e 2 GB de espaço interno.