Topo

Apple vai acabar com rede social de música Ping em atualização do iTunes, diz jornal

Segundo site de jornal americano, rede social de música da Apple está com os dias contados - Reprodução
Segundo site de jornal americano, rede social de música da Apple está com os dias contados Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/06/2012 14h25Atualizada em 13/06/2012 14h44

A Apple vai acabar com a rede social Ping, que sugere e permite fazer comentários sobre músicas, na próxima atualização do programa iTunes, prevista para o outono no Hemisfério Norte (entre setembro e novembro). As informações são “All Things Digital”, site de tecnologia ligado ao jornal americano “The Wall Street Journal”.

Segundo fontes do site, a companhia decidiu “desligar” o serviço, pois foi um fracasso e que a experiência social no ecossistema Apple ficará por conta de parceiros como Twitter e Facebook. Tanto o sistema operacional móvel da empresa (iOS) como o para computadores (Mountain Lion) serão integrados a ambas as redes sociais.

O serviço Ping foi apresentado em setembro de 2010 por Steve Jobs, na época diretor-executivo da Apple. A rede era ligada ao iTunes, software de gerenciamento de música e outros arquivos multimídia, e os usuários podiam seguir artistas, recomendar canções aos amigos e ainda receber sugestões de músicas baseada na playlist do usuário.

Durante recente entrevista ao site “All Things Digital”, Tim Cook, diretor-executivo da Apple, disse que o Ping não fez muito sucesso entre os usuários de gadgets da companhia. “Nós tentamos [ser sociais] com Ping e os consumidores votaram e decidiram que não gastariam muito tempo com isso.”