Topo

Apple diz ter corrigido bug em loja de aplicativos que fechava programas automaticamente

Alguns programas da loja de aplicativos da Apple apresentaram instabilidade no funcionamento - Reprodução
Alguns programas da loja de aplicativos da Apple apresentaram instabilidade no funcionamento Imagem: Reprodução

DO UOL, em São Paulo

06/07/2012 14h15

A Apple informou na noite desta quinta-feira (5) que consertou o problema que fazia aplicativos fecharem automaticamente. As informações são do site americano “All Things Digital”, do jornal “The Wall Street Journal”.

Por volta de quarta-feira (4), houve um problema nos servidores da loja de aplicativos da Apple que fechavam alguns programas recém-baixados ou atualizados. Em alguns casos, até o download do aplicativo não era finalizado. “Nós tivemos um problema temporário com um servidor que gerou códigos de DRM [controle de direitos autorais digitais] para alguns aplicativos baixados”, disse a Apple ao site americano.

Em linhas gerais, o código gerado pelo servidor inutilizava os programas em vez de desbloqueá-los aos usuários.

De acordo com a Apple, apenas um pequeno número de usuários foram afetados pela anomalia no servidor. “O problema foi resolvido e nós esperamos que ele não ocorra novamente.”

Dentre os aplicativos que ficaram fora do ar estão a versão gratuita de Angry Birds, o jogo Samurai Vs Zumbis e o aplicativo Instapaper.

Inclusive, foi Marco Arment, desenvolvedor do Instapaper, que tornou o erro conhecido no blog do programa. Arment escreveu que os problemas começaram quando fez upload da nova versão do aplicativo para dispositivos móveis. Ele disse que quando o Instapaper foi baixado por um link direto no site, funcionou normalmente. Já o arquivo baixado pela App Store estava corrompido, de acordo com o desenvolvedor.

O desenvolvedor também disse que o aplicativo “falha imediatamente quando baixado” e que a Apple não respondeu às reclamações das falhas no aplicativo. Para o desenvolvedor, o problema pode estar em uma falha de atualização da Apple Store: “Muito provavelmente houve uma atualização corrupta da loja virtual”, escreveu Arment no blog.