Topo

Dúvida de leitor: 'como saber quando um GPS precisa de internet para funcionar?'

Os tipos mais comuns de sistemas de navegação no país são o de aGPS, o de GPS e o de mapas - Flávio Florido/UOL
Os tipos mais comuns de sistemas de navegação no país são o de aGPS, o de GPS e o de mapas Imagem: Flávio Florido/UOL

Aline Mariano

Do UOL, em São Paulo

19/07/2012 06h01

 

O leitor Sérgio entrou em contato com o UOL Tecnologia com dúvidas quanto aos GPS existentes em smartphones. Ele quer saber se o sistema de navegação do telefone precisa de internet para funcionar. A pergunta surgiu após ler o teste de aparelhos com câmera de 8 megapixels e sistema de navegação integrados.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

O modo mais fácil de descobrir se o GPS que acompanha o smartphone precisa ou não de conexão é lendo sua documentação. No mercado brasileiros, os três tipos mais comuns de sistemas de navegação são o de aGPS, o de GPS e o de mapas. Basicamente, o único sistema que você realmente pode confiar mesmo se não tiver acesso é o de GPS.

No aGPS (do inglês, sistema de posicionamento global assistido), os dados do smartphone primeiro são enviados a pontos de conexão diversos, como 3G ou serviço de rádio (GRPS), e posteriormente aos satélites. Esse “trajeto” do sinal tornaria a conexão e o cálculo de rotas mais rápido. Teoricamente, ele funciona com ou sem internet, mas não é o que acontece na prática.

Muitas vezes, quando não há conexão, o aparelho não consegue se conectar ao satélite com o sistema de dados 3G desligado.

No GPS (sistema de posicionamento global), a conexão é feita diretamente com o satélite e dispensa completamente a conexão à internet. O cálculo e a transmissão das informações são mais lentas do que o que ocorre no sistema aGPS, já que o trâmite entre informações é feito basicamente entre aparelho e satélite, sem intermediários.

Por fim, há os sistemas de mapas (como o Google Maps). Ele permite que o usuário calcule a rota e adquira as informações do trajeto somente quando o smartphone está conectado à web. Nesses casos, normalmente, não há auxílio de voz para a navegação.