Topo

Seis em dez adolescentes preferem o YouTube ao rádio para ouvir música, indica pesquisa

Do UOL, em São Paulo

15/08/2012 14h06

Se o MP3 revolucionou o mercado de música para “matar” o CD, o You Tube já dá evidências de que talvez esteja no mesmo caminho em relação ao rádio. Uma pesquisa da Nielsen nos Estados Unidos mostra que adolescentes já ouvem mais músicas pelo serviço de vídeos do que nos aparelhos de rádio.

  • 3778
  • true
  • http://tecnologia.uol.com.br/enquetes/2012/08/15/voce-costuma-usar-servicos-online-de-video-como-o-youtube-para-ouvir-musicas.js

Seis em cada dez adolescentes que participaram da pesquisa disseram que o YouTube era o meio que usavam para ouvir música. Em segundo lugar ficou o rádio (56%) e, em terceiro, o serviço iTunes (53%), da Apple.

A pesquisa também apontou quais eram os dispositivos mais usados para acessar música sem levar em consideração a faixa etária, que também corroboram com a tese de ascensão do meio digital como principal fonte de consumo. O computador foi o mais citado pelos entrevistados, com 44% da preferência. O rádio ficou com 42%, seguido do CD player (39%) e iPod (27%).

Outra tendência segundo a pesquisa é o consumo mais rápido permitido pelo meio digital. Cerca de 33% dos adolescentes disseram comprar faixas de músicas digitais até uma semana depois de terem sido lançadas; na faixa etária de pessoas acima de 18 anos, essa porcentagem é de 21%.