Topo

Dúvida do leitor: webcam para de funcionar após atualização do MSN

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

27/08/2012 06h03

O leitor Atanásio entrou em contato com o UOL Tecnologia relatando um problema com seu comunicador instantâneo. De acordo com o internauta, ele usava uma versão antiga do MSN Messenger. Ela ficou ultrapassada de tal forma que, em dado momento, a Microsoft obrigou-o a atualizá-lo para poder continuar usando o programa.
 
Ao fazer o update, ele percebeu que a nova versão não garantia acesso a conversas com vídeo em seu computador. Segundo o leitor, ele só consegue realizar o bate-papo por mensagem de texto com a nova versão do comunicador – a conversa por meio de webcam simplesmente não acontece. Ele deseja saber como resolver o problema.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

De acordo com o suporte técnico da Microsoft, não é possível resolver o problema por meio de software. É impossível, por métodos tradicionais, trocar a versão mais recente do comunicador instantâneo por uma antiga. A saída indicada pela companhia seria, entretanto, trocar alguns equipamentos de hardware de seu computador, como a placa de vídeo, e tentar novamente a transmissão de conversar com imagens.

Outra saída que talvez agrade é utilizar softwares alternativos compatíveis com a rede do Windows Live Messenger. Muitos deles garantem bate-papo por vídeo e não requerem itens de hardware muito sofisticados. Aqui, há diversos softwares que podem agradar e, de acordo com as configurações de seu PC, oferecer suporte a vídeos.