Topo

Câmera Galaxy usa sistema operacional de smartphone, mas não faz ligações

Galaxy Camera é a primeira câmera do mercado a vir com o sistema operacional Android 4.1 (Jelly Bean) - Ana Ikeda/UOL
Galaxy Camera é a primeira câmera do mercado a vir com o sistema operacional Android 4.1 (Jelly Bean) Imagem: Ana Ikeda/UOL

Ana Ikeda

Do UOL, em Berlim (Alemanha)

30/08/2012 10h55Atualizada em 04/09/2012 11h56

Entre as várias novidades anunciadas pela Samsung nesta quarta-feira (29) no Mobile Unpacked, evento na Alemanha que antecede a feira de tecnologia IFA 2012, está a câmera fotográfica digital Samsung Galaxy. Com sistema operacional de smartphone, ela une o desejo dos usuários comuns em tirar fotos "com toque profissional" e compartilhá-las rapidamente na internet. Mas não se engane: apesar disso, ela não faz ligações como um celular.

Data de lançamento e preço ainda não foram anunciados.

A Galaxy Camera vem com a versão mais recente do sistema Android, a 4.1 (Jelly Bean), mas adaptada às necessidades de... uma câmera digital. Quem já estiver familiarizado com a interface Android vai ter facilidade em operá-la. Também conta a favor sua a tela touch de 4,8 polegadas, com tecnologia Super HD Clear LCD, que exibe em alta resolução as fotos tiradas.

O modelo possui sensor CMOS de 16,3 megapixels, zoom óptico de 21x, armazenamento de 8GB e pode, além de tirar fotos, gravar vídeos em Full HD (1080p) e em slow motion (720 x 480).

Para usuários mais exigentes, a câmera traz ainda ajustes mais finos, como da velocidade do disparador e foco. Mas nem é preciso se preocupar com isso: há uma vasta gama de efeitos que poderiam ser criados a partir desses ajustes manuais, porém prontos para serem usados. Como quando você quer capturar a água da cachoeira em movimento, as luzes dos carros no trânsito como feixes de luz ou mesmo congelar objetos em movimento.

No quesito compartilhamento, a Galaxy Camera virá em duas versões: com conectividade apenas Wi-Fi ou Wi-Fi/3G/4G, para que seja possível enviar imagens pela internet para rede sociais. O Instagram, assim como outras redes sociais e aplicativos de edição de imagens, pode ser instalado diretamente na câmera, o que é muito prático. Com GPS, marcar a geolocalização das fotos também é possível direto do aparelho.

Assim como qualquer câmera profissional ou semiprofissional, o aparelho da Samsung não é nada discreto em tamanho e aparência -- inclusive, há algumas opções de cores mais "alegres", como rosa e laranja, além da preta e branca. Essa vantagem da discrição -- importante quando queremos uma foto flagrante, um retrato rápido e natural -- continuará sendo vantagem dos smartphones com suas câmeras de resolução mais "modesta".

Câmera digital usa recursos de smartphone: só falta falar