Topo

Aplicativo leva conteúdo da telinha dos portáteis à telona da TV

Tecnologia permite que, via Wi-Fi, conteúdos sejam passados de smartphones e tablets para TVs Smart Viera - Ana Ikeda/UOL
Tecnologia permite que, via Wi-Fi, conteúdos sejam passados de smartphones e tablets para TVs Smart Viera Imagem: Ana Ikeda/UOL

Ana Ikeda

Do UOL, em São Paulo

03/09/2012 10h00

A televisão sozinha já não é o bastante para o entretenimento em casa: estamos nos acostumando a usá-la com uma segunda tela, a dos tablets e smartphones. Para acompanhar essa tendência, a Panasonic apresentou na IFA 2012 a integração entre suas TVs e ultraportáteis pelo aplicativo Smart App.

A ideia, no entanto, não é nova: a Sony já havia apresentado em maio uma tecnologia semelhante no Brasil, apelidada de “Joga Aí” (Sony Link). No caso da Panasonic, a novidade permite que, via Wi-Fi, diversos conteúdos sejam passados de smartphones e tablets (sejam Android ou iOS) para televisores da linha Smart Viera.

Basta abrir o Smart App, apoiar o dedo sobre o arquivo até que ele se “destaque” e arrastá-lo para a parte superior da tela, como se fosse mesmo para “jogá-lo” de uma tela a outra. É preciso estar próximo ao televisor: o Smart App também transforma o smartphone ou tablet em um controle remoto.

Nos testes feitos pelo UOL Tecnologia, o aplicativo funcionou tanto com vídeos como com imagens e até mesmo o navegador de internet. Na apresentação à imprensa feita antes do início da IFA, a empresa demonstrou que o caminho inverso também funciona: conteúdo ao vivo da TV vai parar no tablet.