Topo

Software que gerencia energia de tablets atrasa resposta da Intel à Apple, diz site

Homem manuseia tablet com o sistema Windows 8, da Microsoft, no estande da Samsung durante a IFA 2012 - Thomaz Peter/Reuters
Homem manuseia tablet com o sistema Windows 8, da Microsoft, no estande da Samsung durante a IFA 2012 Imagem: Thomaz Peter/Reuters

Do UOL*, em São Paulo

01/10/2012 16h05Atualizada em 01/10/2012 16h09

A Intel atrasou a entrega de um software que aperfeiçoa o consumo de bateria de tablets com um processador da marca. Em função disso, a Microsoft ainda não aprovou portáteis com chips da família de chips Clover Trail. As informações são de uma fonte ouvida pela Bloomberg (site americano especializado na cobertura de economia).

A notícia vem após observações de Paul Otellini, diretor-executivo da Intel, que disse a funcionários que o Windows 8 precisa ser melhorado. Na ocasião, o executivo ainda informou que Intel e Microsoft estão lutando para responder ao domínio da Apple no mercado de portáteis. Nos últimos trinta anos, a aliança Wintel (junção dos nomes Windows, sistema operacional da Microsoft, e Intel) dominou o mercado de computação pessoal.

Fabricantes de computadores como HP, Dell e Lenovo estão contando com o sucesso da nova versão do sistema operacional Windows para ajudá-los a competir no mercado de tablets dominado pela Apple.

Segundo o analista de mercado Wes Miller, qualquer atraso em desenvolvimento de software dá às fabricantes menos tempo para preparar os tablets para as vendas de Natal. Os portáteis com chip Clover Trail foram feitos pela Intel para competir com o iPad, da Apple. A companhia pode perder o tempo de lançamento e deixar que a venda de seus produtos coincidam com o próximo lançamento de tablet da Apple, que está previsto para ocorrer entre março e abril. “As notícias são más para Microsoft e Intel, porque o lançamento não vai receber a atenção necessária e ainda vai manchar a percepção do Windows 8”, disse.

Apesar da informação da fonte do site americano, em evento recente, a Intel anunciou vários tablets com a plataforma Clover Trail, que são caracterizados pelo baixo consumo de energia e baixo preço de produção. Companhias como HP, Asus e Samsung apresentarão portáteis com chips Intel no dia 26 de outubro, dia marcado para estreia mundial do sistema operacional Windows 8.

A Intel ainda sofre a ameaça da plataforma ARM, que inclusive vai contar com uma versão exclusiva do Windows chamada RT. Processadores feitos sob a arquitetura ARM (geralmente fabricados pela Nvidia, Qualcomm, entre outras) são conhecidos pelo baixo consumo de energia e são utilizados na maioria dos smartphones e tablets Androids disponíveis no mercado.

(*Com Bloomberg)