Topo

Golpistas utilizam falso site de Lionel Messi para roubar dados de usuários, diz Norton

Messi é saudado pela torcida argentina em jogo contra o Uruguai; jogador é usado como isca por golpistas - EFE/LEO LA VALLE
Messi é saudado pela torcida argentina em jogo contra o Uruguai; jogador é usado como isca por golpistas Imagem: EFE/LEO LA VALLE

Do UOL, em São Paulo

15/10/2012 14h04

O jogador argentino Lionel Messi, do Barcelona, está sendo usado como isca por cibercriminosos para roubar informações de usuários que buscam informações do atleta. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (15) pela Symantec, empresa de segurança que produz o antivírus Norton.

Veja dicas para não cair em golpes da web

Não clique em links suspeitos em mensagens de e-mail
Evite fornecer informações pessoais ao responder um e-mail
Nunca digite informações pessoais em uma página pop-up
Ao inserir dados pessoais ou financeiros, certifique-se que o site é criptografado ou apresenta o 'https' na barra de endereços
Em sua rede social, não aceite convites para ser amigo ou seguidor de pessoas desconhecidas
Nunca digite uma senha mais de duas vezes quando for acessar sua página da rede social

Segundo a companhia, um golpista criou um site com a imagem do jogador argentino. Prometendo um suposto acesso às redes sociais de Messi, a página solicitava que o usuário registrasse um login e senha. Porém, este processo fazia com que os internautas dessem de bandeja informações aos cibercriminosos.

Este tipo de golpe é conhecido como Phishing (palavra inspirada na palavra inglesa “fish”, que significa pescar). O objetivo deste tipo de ação é roubar dados cadastrais e financeiros de usuários. Os golpes mais conhecidos de Phishing são feitos via e-mails falsos de instituições financeiras solicitando a instalação de algo.

De acordo com a Symantec, o cibercrime no Brasil afetou mais de 28 milhões de pessoas entre julho de 2011 e julho de 2012. Esta economia do crime virtual movimentou durante o mesmo período R$ 16 milhões.

Com a proximidade de grandes eventos esportivos no Brasil, a empresa alerta para que os internautas tomem cuidado com assuntos sobre Copa do Mundo e Olimpíadas na web. A razão é que os cibercriminosos sempre utilizam assuntos em voga para enganar usuários desavisados.