Golpistas utilizam falso site de Lionel Messi para roubar dados de usuários, diz Norton
O jogador argentino Lionel Messi, do Barcelona, está sendo usado como isca por cibercriminosos para roubar informações de usuários que buscam informações do atleta. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (15) pela Symantec, empresa de segurança que produz o antivírus Norton.
Veja dicas para não cair em golpes da web
Não clique em links suspeitos em mensagens de e-mail |
Evite fornecer informações pessoais ao responder um e-mail |
Nunca digite informações pessoais em uma página pop-up |
Ao inserir dados pessoais ou financeiros, certifique-se que o site é criptografado ou apresenta o 'https' na barra de endereços |
Em sua rede social, não aceite convites para ser amigo ou seguidor de pessoas desconhecidas |
Nunca digite uma senha mais de duas vezes quando for acessar sua página da rede social |
Segundo a companhia, um golpista criou um site com a imagem do jogador argentino. Prometendo um suposto acesso às redes sociais de Messi, a página solicitava que o usuário registrasse um login e senha. Porém, este processo fazia com que os internautas dessem de bandeja informações aos cibercriminosos.
Este tipo de golpe é conhecido como Phishing (palavra inspirada na palavra inglesa “fish”, que significa pescar). O objetivo deste tipo de ação é roubar dados cadastrais e financeiros de usuários. Os golpes mais conhecidos de Phishing são feitos via e-mails falsos de instituições financeiras solicitando a instalação de algo.
De acordo com a Symantec, o cibercrime no Brasil afetou mais de 28 milhões de pessoas entre julho de 2011 e julho de 2012. Esta economia do crime virtual movimentou durante o mesmo período R$ 16 milhões.
Com a proximidade de grandes eventos esportivos no Brasil, a empresa alerta para que os internautas tomem cuidado com assuntos sobre Copa do Mundo e Olimpíadas na web. A razão é que os cibercriminosos sempre utilizam assuntos em voga para enganar usuários desavisados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.