Topo

PC Híbrido com Windows 8 manda bem como laptop, mas precisa de "dieta" no modo tablet

Híbrido Ativ Smart, da Samsung, funciona como tablet e laptop. Na imagem, o aparelho em modo "tablet" - Divulgação
Híbrido Ativ Smart, da Samsung, funciona como tablet e laptop. Na imagem, o aparelho em modo "tablet" Imagem: Divulgação

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

30/10/2012 05h57Atualizada em 30/10/2012 14h26

Além da interface nova, um dos grandes chamarizes do Windows 8, da Microsoft, é que pela primeira vez a companhia desenvolveu um sistema para tablets. Durante o lançamento do sistema em São Paulo (SP) na última quinta-feira (25), a reportagem testou o híbrido Smart PC,da Samsung, que funciona como tablet e laptop. Apesar de ter “duas funções”, no modo tablet o portátil é relativamente pesado comparado com a concorrência.

Com tela maior (11,6 polegadas) que a maioria de seus pares de outras plataformas, o híbrido Smart pesa 884 gramas no modo tablet (ao todo, o conjunto pesa 1,6 kg). O que é um pouco mais pesado que o novo iPad (652 gramas, na versão Wi-Fi e com tela de 9,7 polegadas). O último iPad já foi alvo de críticas por ser mais "gordo" que o iPad 2. Imagine, então, usar um aparelho com alguns gramas a mais. Após um tempo de uso com uma mão, é necessário apoiá-lo no colo ou em alguma superfície.

Na versão “laptop”, o computador funciona muito bem. Ele tem porta USB e, como um notebook convencional, conta com trackpad (área sensível ao toque que faz as vias de mouse em notebooks e netbooks). Para quem tem pavor de usar uma tela cheia de digitais, pode ser uma boa alternativa controlar o Windows 8 por meio de gestos.

Ele vem equipado com processador Intel Core i5, 4 GB de memória RAM, 128 GB para armazenamento e só está disponível na versão Wi-Fi (não há opção para 3G). A Samsung comercializará o aparelho no país em caráter limitado pelo preço sugerido de R$ 4.299.

Os computadores híbridos parecem ser “a menina dos olhos” da Microsoft. Durante a apresentação do sistema, foi dito várias vezes que uma das vantagens do Windows 8 é que ele une o melhor de dois mundos, pois serve para consumir (no modo tablet) ou criar conteúdo (no modo laptop).

  • Guilherme Tagiaroli/UOL

    Imagem do Ativ Smart PC, da Samsung; aparelho funciona como tablet ou laptop

Modo tablet

A rapidez do sistema Windows 8 no SmartPC, da Samsung, impressiona. Diferente de alguns tablets Android, o navegador do aparelho não engasgou em nenhum momento durante a navegação no Internet Explorer 10 -- resta saber se a bateria do híbrido da marca sul-coreana é tão duradoura como a dos concorrentes.

Por ocupar a tela toda, a navegação no Internet Explorer pareceu um pouco estranha num primeiro momento, pois ele só funciona em modo tela cheia. A primeira pergunta que veio foi: como vou mudar de página? Após um tempo, um promotor do evento de lançamento do Windows 8 ensinou que para mostrar a barra de endereços, é necessário arrastar o dedo de cima para baixo ou de baixo para cima. (veja aqui como funciona o Windows 8 em uma tela sensível ao toque).

A maioria dos sites acessados funcionou tranquilamente. As páginas que tinham muitas animações em flash, o sistema direcionava para o Internet Explorer da interface desktop. O Windows 8 conta com duas versões do navegador: uma na interface nova e outro na interface desktop, muito parecida com utilizada no Windows 7.

Direto ao ponto

Nome: Samsung Ativ Smart PC
Sistema operacional: Windows 8 (64 bit)
Tela: 11,6 polegadas touchscreen (1920x1080)
Especificações de hardware: Processador Intel Core i5, 4 GB de RAM DDR3, 128 GB de armazenamento SSD
Principais portas: 1 USB 3.0, 1 Micro HDMI, leitor de cartão micro SD
Câmeras: 2 megapixels (frontal) e 5 megapixels (traseira)
Peso: 1,6 kg (tablet + teclado)
Preço sugerido: R$ 4.299

Apesar de a reportagem já ter tido contato como sistema em um desktop, a experiência no modo tablet tem uma série de detalhes interessantes.

O processo para navegar entre os programas abertos é muito bonito: basta arrastar o dedo da esquerda da tela para a direita. A experiência é parecida com a de arrastar cartas que estão em uma mesa. Ao colocar o dedo no canto da tela, já é possível ver uma versão pequena do programa que está rodando em segundo plano.

A tela em formato widescreen facilita consideravelmente o processo de digitação para quem o utiliza no “modo tablet”. A largura menor permite que, mesmo quem não tem a mão muito grande, consiga utilizar os polegares para digitar.

Compatibilidade de programas

O híbrido testado vem com processador Intel e é compatível com os milhares de programas disponíveis para Windows 7. Logo, foi possível, por exemplo, usar o Word na versão 2010 tranquilamente.

O que resta dúvidas ainda é a versão RT do Windows 8. O fato é que os últimos Windows foram feitos especialmente para o padrão da Intel e esta nova versão foi feita para os processadores ARM. Logo, nada que funciona no Windows 7 é compatível com a versão RT. A título de curiosidade, todos os aparelhos Androids têm chip ARM.

Em computadores Windows 8 com processador ARM, apenas aplicativos da Windows Store funcionam. Oficialmente, a Microsoft não divulga o número de programas disponíveis. Na apresentação, disseram apenas que estão estreando com mais programas que os concorrentes (iOS e Android). Segundo o site americano WinAppUpdate, há cerca de 7.000 programas disponíveis para o sistema. 

Windows 8 chega com interface repaginada; veja como funciona