Ibope inclui usuários de até 15 anos, e número de internautas no país salta para 94 milhões
Um estudo do Ibope Media divulgado nesta sexta-feira (14) indica que o Brasil tem 94,2 milhões de pessoas com acesso à internet – esse levantamento referente ao terceiro trimestre de 2012 considera crianças e adolescentes com acesso doméstico, além de internautas acima de 16 anos que usam a web em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas e LAN houses, por exemplo). Até então, menores de 16 anos não eram levados em conta nos levantamentos do instituto de pesquisa.
Sem o público de até 15 anos, o número de internautas no Brasil seria de 85,3 milhões – crescimento de 2,4% sobre os 83,4 milhões do trimestre anterior e de 8,8% sobre os 78,5 milhões do mesmo período em 2011. Esses valores referem-se a quem tem acesso: nem todos, de fato, navegam na internet.
Veja abaixo o gráfico de evolução. A barra azul clara considera apenas internautas de 16 anos ou mais, com acesso à web em qualquer ambiente. A barra azul escura inclui os internautas usuários de internet com idades entre dois e 15 anos, que navegam em casa. Nem todos que têm acesso são, de fato, usuários ativos.
Número de pessoas no Brasil com acesso à internet
Divulgação/Ibope
Casa e trabalho
No ambiente doméstico e de trabalho, o número de internautas chegou a 72,4 milhões em novembro; no terceiro trimestre, eram 70,9 milhões (aumento de 2,1%). No mesmo período de 2011, havia 63,5 milhões de pessoas que usavam a internet no Brasil nesses dois ambientes (aumento de 14% em um ano).
Barra vermelha mostra número de usuários em novembro; barra azul indica só os internautas ativos
Se considerados somente aqueles que efetivamente navegaram em novembro, o número de usuários ativos fica em 53,6 milhões, em casa e no trabalho.
Na internet residencial, são hoje 69,5 milhões de pessoas com acesso (aumento de 2,5% em relação ao trimestre anterior e 16% se considerado o mesmo período de 2011). No entanto, em novembro, 44,7 milhões foram usuários ativos.
Em novembro, continua a pesquisa, as categorias que mais apresentaram crescimento no número de usuários únicos foram as de companhias aéreas (aumento mensal de 11,4%). Na sequência aparecem as de pagamento seguro de compras online (5,4%) e informações e produtos para animais domésticos (14,1% de aumento em relação ao mês anterior).
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