Topo

Google Maps para iPhone aumentou em 13% a adesão ao sistema iOS 6, estima empresa

Detalhe do aplicativo Google Maps rodando em um iPhone 5. Tela exibe a função do aplicativo que indica direções para os locais via transporte público - Justin Sullivan/AFP/Getty Images
Detalhe do aplicativo Google Maps rodando em um iPhone 5. Tela exibe a função do aplicativo que indica direções para os locais via transporte público Imagem: Justin Sullivan/AFP/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/12/2012 19h55Atualizada em 19/12/2012 20h12

O lançamento do Google Maps para iPhone fez com que o aplicativo ficasse entre os mais baixados na App Store (loja de aplicativos da Apple) e também incentivou vários usuários do smartphone a atualizarem o sistema operacional. Segundo uma estimativa da MoPub, uma empresa de publicidade móvel, houve um aumento de 13% de adesão do sistema operacional iOS 6.

Uma das grandes mudanças do sistema móvel da Apple iOS 5 para o sistema  iOS 6 é a remoção do Google Maps em detrimento do Apple Maps.

A MoPub chegou a conclusão do crescimento, pois monitora 12 mil aplicativos na plataforma da Apple. Analistas da companhia repararam que houve um aumento considerável de pessoas que começaram a usar os aplicativos com o sistema iOS 6. Esta tendência fez com que a empresa estimasse os 13% de adesão.

“Os números sustentam a hipótese de que as pessoas estavam esperando o Google Maps estar disponível para o iOS para atualizar”, disse Jim Payne, diretor-executivo da MoPub, em entrevista site americano “TechCrunch”.

Desde o lançamento do iPhone, o Maps era a ferramenta padrão dos aparelhos da Apple. Porém, com o lançamento do iOS 6, empresa da maçã removeu a ferramenta de mapas e o YouTube do sistema operacional.

Os mapas da Apple, logo na estreia, se mostraram pouco confiáveis e com uma série de erros e omissões. Na ocasião, Tim Cook, diretor-executivo da Apple, pediu desculpas em uma carta aberta aos consumidores.

Na última semana, o Google apresentou uma versão do Google Maps para o sistema iOS. A gigante das buscas informou que nas primeiras 48 horas o programa foi baixado 10 milhões de vezes. O aplicativo ficou entre os mais baixados da loja de aplicativos.

(Com The Telegraph)